O Estado da Bahia autorizou a retomada da operação de navios de cruzeiros marítimos em seu litoral.

De acordo com o governo estadual, a liberação ocorreu a partir de avaliação técnica de sua secretaria de saúde, que considerou o cenário atual da pandemia.

Segundo o estudo, houve melhoria no cenário epidemiológico, já que, a partir de 4 de fevereiro, houve redução consistente dos casos ativos de COVID-19 no estado, com o total de diagnósticos caindo de 37 mil naquela data para 5 mil na última sexta-feira (4/3).

Outro fator levado em consideração, diz o governo estadual, foi a cobertura vacinal da população local, que aumentou, alcançando mais de 10,3 milhões de baianos.

A  Secretaria de Turismo do Estado endossou a decisão da Sesab, considerando a importância dos cruzeiros para a economia.

“O desembarque de navios de cruzeiro nos portos baianos produz grande impacto econômico, com geração de novos postos de trabalho diretos, indiretos e induzidos. São milhares de passageiros circulando pelas ruas das cidades, fazendo compras e passeios e consumindo em bares e restaurantes”, destaca o titular da pasta, Maurício Bacelar.

Cumprindo os protocolos de segurança sanitária do estado, os navios já podem atracar nos portos de Salvador e Ilhéus, a partir desta segunda-feira (7/3).

Bahia de fora dos roteiros na retomada

Os portos baianos, no entanto, ficaram de fora dos roteiros na retomada da temporada 2021/2022. Definida na última semana, a volta dos navios de cruzeiro inclui escalas apenas em estados do Sul e Sudeste

De acordo com o governo baiano, a inclusão do estado nos roteiros depende de decisão da CLIA Brasil.

“Temos sempre interesse em manter a Bahia nos roteiros e caberá aos nossos associados avaliar a possibilidade de inclusão do estado nesta temporada”, disse Marco Ferraz, o presidente da associação. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Setur-BA) / Imagem (©) Copyright Daniel Capella

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *