A Carnival Cruise Line voltou a anunciar mudanças para a sua frota na tarde desta terça-feira (13/6). Alterando planos divulgados há cerca de um ano, as novidades envolvem dois navios da Costa Crociere.
Em setembro deste ano, a companhia norte-americana receberá o Costa Luminosa em vez do Costa Magica.
Antes destinada à frota da Carnival, a embarcação permanecerá na frota da Costa e deve voltar a operar ainda em 2022.
Já o Luminosa receberá o prefixo Carnival e passará a oferecer cruzeiros na Austrália, já em novembro.
Após passar a temporada 2022/2023 embarcando no novo terminal de cruzeiros de Brisbane, o Carnival Luminosa segue para os Estados Unidos, oferecendo cruzeiros entre Seattle e o Alaska durante o verão local.
De acordo com comunicado da Carnival, dado o pouco tempo hábil para a transferência, o navio manterá suas características atuais, passando apenas por “alterações modestas”.
O navio terá, no entanto, tripulação inteiramente composta por funcionários da Carnival e pode receber as atrações e espaços típicos dos outros navios da companhia futuramente.
Inaugurado em 2009, o Costa Luminosa tem capacidade para cerca de 2.260 passageiros e é considerado uma evolução da classe Spirit. Atualmente, a Carnival opera quatro navios desta classe, incluindo o Carnival Spirit, o Carnival Miracle e o Carnival Pride.
Tanto a Costa como a Carnival são parte da Carnival Corporation, conglomerado de cruzeiros que opera com diversas marcas ao redor do mundo.
Cruzeiros do Luminosa cancelados; Magica com nova programação
Ainda de acordo com o comunicado da Carnival, todos os cruzeiros que aconteceriam a bordo do Costa Luminosa a partir de setembro de 2022 serão cancelados.
A programação incluía passagem pelo Brasil durante o Grand Cruise, uma viagem de 100 noites com ida e volta a Itália. Programado para a temporada 2022/2023, o cruzeiro incluía passagens pela Amazônia e tinha opções de embarque e desembarque em diversos portos brasileiros.
Os passageiros afetados serão informados pela Costa, recebendo opções específicas para suas reservas.
Já o Costa Magica permanece na frota da companhia italiana e terá uma programação inteiramente nova anunciada em breve.
Sem operar desde 2020, o navio permanece imobilizado na Itália e não tem nenhum cruzeiro programado atualmente. Originalmente, a Carnival pretendia assumi-lo em setembro deste ano, enviando-o para doca-seca para conversão.
O Magica então receberia um novo nome, sendo adaptado para o mercado norte-americano.
Esperava-se que a intervenção fosse similar à realizada em outros navios da classe Destiny – da qual o Costa Magica faz parte.
Entre 2013 e 2021, três navios dessa classe tiveram seus interiores reconstruídos, com acréscimo de cabines, além de novos interiores e novo nome.
O último a passar pelos trabalhos foi o Carnival Victory, que estreou como Carnival Radiance no ano passado.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Costa, Carnival Cruise Line, Daniel Capella e Rui Agostinho