Os protocolos de saúde e segurança para a próxima temporada brasileira de cruzeiros devem ser definidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA, até o fim de Setembro.
A informação foi confirmada pelo presidente executivo da CLIA Brasil, Marco Ferraz, durante o 4º Fórum CLIA Brasil, que aconteceu no último dia 14 em Brasília.
“Estamos conversando com a ANVISA, acompanhando o assunto de perto”, disse Ferraz em conversa com o Portal WorldCruises.com.
Segundo ele, algumas pendências impediram a votação do novo protocolo já na última reunião da diretoria colegiada da agência, que aconteceu na semana passada.
“Precisa passar por procuradoria e alguns outros processos. Esperamos que seja votado até o fim do mês”, acrescentou.
Flexibilização
Os novos protocolos devem ser mais flexíveis que o da temporada 2021/2022.
“Como hoje foi conversado aqui, eles estão seguindo o que o fez CDC, dos EUA, então já temos uma boa ideia. Estamos bem tranquilos com o que deve vir a ser aprovado,” concluiu Ferraz.
Desde julho, o órgão sanitário norte-americano relaxou a maior parte das normas que tinham sido implementadas para o controle da COVID-19 a bordo dos navios que operam em suas águas.
Hoje, o país opera as embarcações sem restrições específicas.
Diversas companhias, inclusive, já permitem o embarque de hóspedes que não tenham sido vacinados contra a doença do novo coronavírus.
Fórum CLIA: Novo protocolo para cruzeiros no Brasil estão em análise, diz assessora da ANVISA
Texto e Imagem (©) Copyright Daniel Capella