Apesar de contar com navios cada vez maiores, o ranking de maiores navios de cruzeiro do mundo não mudou muito entre 2022 e 2023.
Após assumir o título no começo do ano passado, o Wonder of the Seas segue o maior navio de cruzeiros do mundo, seguido pelos seus gêmeos da classe Oasis.
Outras companhias que seguem integrado o ranking de maiores navios de cruzeiro do mundo incluem a P&O Cruises, a Costa Cruzeiros e a MSC Cruzeiros – esta última, inclusive, inaugurou seu maior navio em 2022, o MSC World Europa.
Confira a versão de 2023, com base na tonelagem bruta – termo náutico que se refere ao volume interno, ou seja, essencialmente o tamanho de uma embarcação:
1. Wonder of the Seas
Companhia: Royal Caribbean International
Tonelagem: 236.857 toneladas
Capacidade Máxima: 6.988 passageiros
Ano de Construção: 2022
Comprimento: 362 metros
Largura: 47 metros
Estaleiro: Chantiers de l’Atlantique, França
O Wonder of the Seas entrou em operação em março de 2022, assumindo o título de maior navio de cruzeiros do mundo. Como a última evolução da classe Oasis da Royal Caribbean International, a embarcação de 236 mil toneladas tem capacidade para quase 10 mil pessoas, entre tripulantes e passageiros, e ultrapassou seu companheiro de frota Symphony of the Seas.
Inicialmente projetado para cruzeiros na Ásia, o navio acabou estreando no Caribe. Após uma temporada no Mediterrâneo, o Wonder of the Seas retornou à América do Norte em outubro do ano passado. Agora realiza cruzeiros entre Port Canaveral, nos EUA, e o Caribe durante o ano inteiro.
Clique aqui para ver mais sobre o navio.
Royal Caribbean apresenta Wonder of the Seas, o maior navio de cruzeiros do mundo
2. Symphony of the Seas
Companhia: Royal Caribbean International
Tonelagem: 228.081 toneladas
Capacidade Máxima: 6.680 passageiros
Ano de Construção: 2018
Comprimento: 362 metros
Largura: 47 metros
Estaleiro: Chantiers de l’Atlantique, França
Quarto navio da classe Oasis, o Symphony of the Seas tem pouco mais de 228 mil toneladas e foi inaugurado em 2018. Após quatro anos ostentando o título de maior do mundo, o navio foi ultrapassado pelo seu gêmeo Wonder of the Seas em 2022.
Após vários anos navegando exclusivamente no Caribe, o navio retornou ao Mediterrâneo neste ano e passará todo o verão local oferecendo cruzeiros de sete noites para Itália, França e Espanha. Na temporada 2023/2024, ao retornar às Américas, passa a operar ao Caribe a partir de um novo porto-base: Fort Lauderdale, nos Estados Unidos.
3. Harmony of the Seas
Companhia: Royal Caribbean International
Tonelagem: 226.963 toneladas
Capacidade Máxima: 7.029 passageiros
Ano de Construção: 2016
Comprimento: 362 metros
Largura: 47 metros
Estaleiro: STX France (atual Chantiers de l’Atlantique), França
Versão aprimorada e modificada dos dois primeiros navios da classe Oasis, o Harmony of the Seas tem cerca de 226 mil toneladas. Após entrar em operação em 2016, manteve o título de maior navio de cruzeiros do mundo até 2018, quando foi ultrapassado pelo Symphony of the Seas.
Assim como seus gêmeos, o navio tem alternado temporadas no Mediterrâneo e no Caribe desde que entrou em operação. Até 2025, no entanto, navegará exclusivamente em águas caribenhas, realizando embarques em Galveston, no estado norte-americano do Texas.
4. Oasis of the Seas
Companhia: Royal Caribbean International
Tonelagem: 226.838 toneladas
Capacidade Máxima: 6.771 passageiros
Ano de Construção: 2008
Comprimento: 361 metros
Largura: 47 metros
Estaleiro: STX Turku (atual Meyer Turku), Finlândia
Abrindo a classe que leva seu nome, o Oasis of the Seas revolucionou o mercado de cruzeiros quando entrou em operação em 2009. Após perder o título de maior do mundo para seu gêmeo Allure of the Seas já em 2010, voltou a ultrapassar o navio em 2019.
Por conta de uma reforma, o Oasis ganhou novos espaços, passando, assim, a ostentar 226 mil toneladas – contra 225 mil do Allure. Dessa forma, é hoje o quarto maior navio de cruzeiros do mundo e realiza, até o começo de 2024, embarques em Miami e Nova Iorque, com cruzeiros partindo dos EUA para as Bahamas, Caribe e Canadá. Em 2025, tem marcado retorno ao continente europeu, com itinerários pelo Mediterrâneo Ocidental durante a temporada de verão local.
5. Allure of the Seas
Companhia: Royal Caribbean International
Tonelagem: 225.282 toneladas
Capacidade Máxima: 6.780 passageiros
Ano de Construção: 2010
Comprimento: 362 metros
Largura: 47 metros
Estaleiro: STX Turku (atual Meyer Turku), Finlândia
O Allure of the Seas entrou em operação em 2010, assumindo o título de maior navio de cruzeiros do mundo com suas 225 mil toneladas. Manteve o título por seis anos, até ser ultrapassado por um gêmeo ligeiramente maior, o Harmony of the Seas.
Segundo navio da classe Oasis, o Allure tem navegado exclusivamente pelo Caribe e Bahamas nos últimos anos. Após embarques nos portos norte-americanos de Fort Lauderdale e Galveston, a embarcação passará a realizar mini-cruzeiros partindo de Port Canaveral, na Flórida, no final deste ano. A operação marcará a primeira vez que um navio deste porte realiza exclusivamente viagens de três e quatro noites.
6. MSC World Europa
Companhia: MSC Cruzeiros
Tonelagem: 205.700 toneladas
Capacidade Máxima: 6.774 passageiros
Ano de Construção: 2022
Comprimento: 330 metros
Largura: 47 metros
Estaleiro: Chantiers de l’Atlantique, França
Após entrar em operação no fim de 2022, o MSC World Europa se tornou o maior navio da frota da MSC Cruzeiros. Também o primeiro da companhia a romper a barreira das 200 mil toneladas, a embarcação assumiu ainda o título de sexto maior navio de cruzeiros do mundo.
Considerado um navio revolucionário, é o primeiro da MSC movido à Gás Natural Liquefeito, o GNL – combustível fóssil considerado o mais limpo da atualidade. Após uma temporada inaugural nos Emirados Árabes, o World Europa passou a realizar cruzeiros no Mediterrâneo. Repetidos durante todo o ano, os itinerários contam visitas à Itália, Espanha e França.
MSC revela primeiros detalhes do novo MSC World Europa; veja fotos
7. Costa Toscana
Companhia: Costa Cruzeiros
Tonelagem: 186.364 toneladas
Capacidade Máxima: 6.554 passageiros
Ano de Construção: 2021
Comprimento: 337 metros
Largura: 42 metros
Estaleiro: Meyer Turku, Finlândia
Comissionado em 2021, o Costa Toscana se tornou o maior navio da história de mais de 70 anos da Costa Cruzeiros. Com pouco mais de 186 mil toneladas, a embarcação é também a sétima do ranking de maiores navios de cruzeiro do mundo em 2023.
Gêmeo do Costa Smeralda, o Toscana é parte de um projeto da Carnival Corporation conhecido como XL Class. Apesar de ter projeto semelhante a diversos navios, incluindo o Carnival Celebration, da Carnival Cruise Line, e o Iona, da P&O Cruises, é ligeiramente maior que o restante de seus gêmeos. Desde que entrou em operação em 2022, tem alternado entre temporadas no Mediterrâneo e no Oriente Médio.
Conheça mais sobre o navio:
8. Arvia
Companhia: P&O Cruises
Tonelagem: 185.206 toneladas
Capacidade Máxima: 6.264 passageiros
Ano de Construção: 2022
Comprimento: 337 metros
Largura: 42 metros
Estaleiro: Meyer Werft, Alemanha
Mais novo navio da P&O Cruises, o Arvia entrou em operação no final de 2022. Gêmeo do Iona, a embarcação é parte de um projeto da Carnival Corporation que inclui também novos navios para a Costa Cruzeiros, a AIDA Cruises e a Carnival Cruise Line.
Assim como o Costa Toscana, no entanto, é ligeiramente maior que o restante dos navios da classe, assumindo o título de oitavo maior navio de cruzeiros do mundo. Após navegar pelo Caribe em sua temporada inaugural, a embarcação oferece itinerários para o Mediterrâneo em 2023. Com 14 noites de duração, os cruzeiros tem ida e volta ao homeport da P&O Cruises na Inglaterra, a cidade de Southampton.
9. Iona
Companhia: P&O Cruises
Tonelagem: 184.089 toneladas
Capacidade Máxima: 6.264 passageiros
Ano de Construção: 2020
Comprimento: 337 metros
Largura: 42 metros
Estaleiro: Meyer Werft, Alemanha
Após entrar em operação em 2021, o Iona ocupa hoje o novo lugar no ranking de maiores navios de cruzeiro do mundo. Operado pela P&O Cruises, a embarcação tem pouco mais de 184 mil toneladas e serve o mercado inglês. Em 2023, realiza cruzeiros pelo Norte da Europa, Canárias e Mediterrâneo partindo do porto de Southampton, no Reino Unido.
Assim como seus gêmeos Costa Toscana e Arvia – respectivamente sétimo e oitavo no ranking de maior navios de cruzeiro do mundo -, o Iona é parte de um projeto da Carnival Corporation que ainda incluiu novas embarcações para a Costa Cruzeiros, AIDA Cruises, P&O Cruises e Carnival Cruise Line.
10. Costa Smeralda
Companhia: Costa Cruzeiros
Tonelagem: 183.900 toneladas
Capacidade Máxima: 6.554 passageiros
Ano de Construção: 2021
Comprimento: 337 metros
Largura: 42 metros
Estaleiro: Meyer Turku, Finlândia
o Costa Smeralda ostenta o título de décimo maior navio de cruzeiros do mundo em 2023. Operada pela Costa Cruzeiros, a embarcação é também a segunda maior da frota da companhia italiana e conta com propulsão à GNL, um dos combustíveis fósseis mais limpos disponíveis na atualidade.
Desde que retomou operações regulares em 2022, a embarcação vem navegando exclusivamente pelo Mediterrâneo, realizando cruzeiros de uma semana entre Itália, Espanha e França.
Novo líder em 2024
O ranking de maiores navios de cruzeiro do mundo ganhará um novo líder já no começo de 2024. Atualmente em fase final de construção na Finlândia, o novo Icon of the Seas deve assumir o título em janeiro do próximo ano.
De acordo com a Cruise Industry News, com 250.800 mil toneladas, a embarcação da Royal Caribbean International será significantemente maior que todos os navios de cruzeiro da atualidade e terá capacidade para cerca de 10 mil pessoas, entre tripulantes e passageiros.
O ranking ainda deve passar por outras mudanças nos próximos anos, com mais navios de companhias como a própria Royal Caribbean e também da MSC Cruzeiros entrando no top 10.
Outro navio que fará parte do ranking é o antigo Global Dream. Encomendado pela Dream Cruises, o navio foi adquirido pela Disney Cruise Line ainda em fase de construção, e está sendo finalizado para a companhia norte-americana.
Ainda não se sabe muito sobre os planos da Disney para a embarcação, que originalmente ia ter capacidade para mais de 9 mil passageiros, mas a expectativa é que o navio mantenha seu tamanho acima de 200 mil toneladas.
Com entrada em operação em 2024, Icon of the Seas será o maior navio do mundo