A divisão de cruzeiros do Grupo MSC – que inclui a própria MSC Cruzeiros e a Explora Journeys – irá ampliar a utilização de shorepower nos próximos anos.
Já disponível em diversos destinos ao redor do mundo, a tecnologia permite conectar navios à rede elétrica urbana das cidades durante escalas em portos.
Com o uso da energia local, as embarcações podem desativar seus geradores e motores, eliminando, virtualmente, todas as emissões durante o período em que permanecem atracados.
De acordo com comunicado de imprensa, a MSC irá passar a utilizar a tecnologia em mais 15 novos portos entre 2024 e 2026. A iniciativa “demonstra ainda mais o compromisso e o progresso contínuo rumo a descarbonização”, disse a companhia.
O novo plano de shorepower inclui cinco portos italianos, além de Barcelona e Valência, na Espanha; Stavanger e Norfjordied, na Noruega; Miami, nos Estados Unidos; Copenhague, na Dinamarca; Marselha, na França; Roterdã, na Holanda; Valeta, em Malta; e Estocolmo, na Suécia.
A divisão de cruzeiros do Grupo MSC também destacou que espera utilizar a tecnologia em todos os outros portos onde opera, tanto na Europa quanto no resto do mundo, assim que o serviço for disponibilizado.
Portos que já contam com a tecnologia
Desde fevereiro de 2023, os navios da MSC Cruzeiros utilizam, com sucesso, as instalações de shorepower instaladas nos portos de Southampton, no Reino Unido, e Kristiansand, na Noruega.
No segundo semestre deste ano, testará também instalações no porto norueguês de Haugesund.
Outros testes em portos europeus também passarão a oferecer o serviço para os navios da companhia em breve, incluindo Bergen e Alesund, na Noruega; e Hamburgo, Kiel e Warnemunde, na Alemanha.
“A utilização de energia proveniente de terra é um fator importante em nossa jornada rumo a operações com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE). Todos os nossos novos navios, construídos desde 2017, possuem tecnologia para se conectarem às redes de energia locais e estamos implementando os retrofits necessários em nossos outros navios da frota,” disse Linden Coppell, Vice-Presidente de Sustentabilidade e ESG da MSC Cruzeiros.
Atualmente, 67% da frota da MSC Cruzeiros conta com conectores compatíveis com tecnologia shorepower.
Mais navios serão adaptados à medida que os portos, em seus itinerários de navegação, disponibilizarem a energia proveniente de terra, acrescentou a companhia.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de MSC Cruzeiros) / Imagens (©) Copyright MSC Cruzeiros e ABP Ports