A divisão de cruzeiros do Grupo MSC – que inclui a própria MSC Cruzeiros e a Explora Journeys – irá ampliar a utilização de shorepower nos próximos anos. 

Já disponível em diversos destinos ao redor do mundo, a tecnologia permite conectar navios à rede elétrica urbana das cidades durante escalas em portos.

Com o uso da energia local, as embarcações podem desativar seus geradores e motores, eliminando, virtualmente, todas as emissões durante o período em que permanecem atracados.  

De acordo com comunicado de imprensa, a MSC irá passar a utilizar a tecnologia em mais 15 novos portos entre 2024 e 2026. A iniciativa “demonstra ainda mais o compromisso e o progresso contínuo rumo a descarbonização”, disse a companhia. 

O novo plano de shorepower inclui cinco portos italianos, além de Barcelona e Valência, na Espanha; Stavanger e Norfjordied, na Noruega; Miami, nos Estados Unidos; Copenhague, na Dinamarca; Marselha, na França; Roterdã, na Holanda; Valeta, em Malta; e Estocolmo, na Suécia.

A divisão de cruzeiros do Grupo MSC também destacou que espera utilizar a tecnologia em todos os outros portos onde opera, tanto na Europa quanto no resto do mundo, assim que o serviço for disponibilizado.

Portos que já contam com a tecnologia

MSC shorepower
MSC Virtuosa tem utilizado tecnologia em suas escalas no Horizon Cruise Terminal, no Porto de Southampton, na Inglaterra

Desde fevereiro de 2023, os navios da MSC Cruzeiros utilizam, com sucesso, as instalações de shorepower instaladas nos portos de Southampton, no Reino Unido, e Kristiansand, na Noruega.

No segundo semestre deste ano, testará também instalações no porto norueguês de Haugesund.

Outros testes em portos europeus também passarão a oferecer o serviço para os navios da companhia em breve, incluindo Bergen e Alesund, na Noruega; e Hamburgo, Kiel e Warnemunde, na Alemanha.

“A utilização de energia proveniente de terra é um fator importante em nossa jornada rumo a operações com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE). Todos os nossos novos navios, construídos desde 2017, possuem tecnologia para se conectarem às redes de energia locais e estamos implementando os retrofits necessários em nossos outros navios da frota,” disse Linden Coppell, Vice-Presidente de Sustentabilidade e ESG da MSC Cruzeiros. 

Atualmente, 67% da frota da MSC Cruzeiros conta com conectores compatíveis com tecnologia shorepower

Mais navios serão adaptados à medida que os portos, em seus itinerários de navegação, disponibilizarem a energia proveniente de terra, acrescentou a companhia. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de MSC Cruzeiros) / Imagens (©) Copyright MSC Cruzeiros e ABP Ports

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *