Após escala do SH Vega em outubro, o Porto de Santos volta a receber um navio de cruzeiros de expedição nesta sexta-feira (3/11), com a estreia do Le Lyrial.
Operado pela francesa Ponant, a embarcação traz passageiros estrangeiros e chega à cidade pela primeira vez.
Santos é a parada final de parte de um cruzeiro internacional que começou no último dia 14, em Dakar, no Senegal. Com 20 noites, o itinerário incluiu paradas em ilhas remotas no Atlântico Sul, incluindo Ascensão e St. Helena.
No Brasil, o Le Lyrial ainda passou pelo Rio de Janeiro e por Paraty antes de seguir para o porto paulista.
De Santos, o navio segue sem passageiros para Ushuaia, porto argentino que servirá como base de seus cruzeiros de expedição rumo à Antártica.
Um dos quatro navios de expedição da classe Boreal da Ponant, o Le Lyrial foi construído na Itália pelo estaleiro Fincantieri.
Com capacidade para cerca de 270 passageiros, foi projetado para navegar em áreas remotas do planeta e conta com casco resistente ao gelo, além de outras características próprias para navegação em regiões como a Antártica e o Ártico.
Oferecendo cruzeiros de alto padrão, conta com um lounge principal, um teatro, um centro de bem estar com saunas e academia, uma área de recreação infantil, um salão panorâmico, um bar externo e uma piscina.
Ponant retorna à Santos após 13 anos
A escala do Le Lyrial marca o retorno da Ponant à Santos após uma ausência de cerca de 13 anos.
A última parada da companhia na cidade ocorreu em novembro de 2010, com o Le Boreal. Gêmeo do Le Lyrial, o navio também passou por Santos durante uma viagem posicional rumo à Antártica.
Antes, a Ponant havia trazido a Santos o Le Diamant, seu primeiro navio de cruzeiros dedicado à viagens de expedição.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Ponant e Daniel Capella