O antigo Grand Mistral retornou ao Brasil no começo deste mês. Após mais de dez anos ausente, o navio – hoje navegando com o nome Ambition – realizou escalas nos portos de Recife, Rio de Janeiro e Salvador.
As escalas são parte de uma viagem de 42 noites que partiu de Tilbury, na Inglaterra, na metade de janeiro. Operada pela Ambassador Cruise Line, a viagem também inclui escalas no Caribe, no Atlântico e na Europa.
A primeira parada no Brasil foi Recife, no último dia 1º. Em seguida, o Ambition seguiu para o Rio de Janeiro, onde seguiu atracado por dois dias, entre 4 e 5 de fevereiro.
Já retornando para o Hemisfério Norte, o antigo Grand Mistral ainda passa por Salvador no próximo dia 8. A escala na capital baiana terá mais de 12 horas de duração e marcará a despedida do navio.
Nas imagens, o Ambition é visto durante sua estadia no Porto de Recife, no último dia 1º.
De acordo com a Porto do Recife S.A., o navio levou cerca de 1.110 passageiros, além de 492 tripulantes, à capital pernambucana.
Temporadas no Brasil
Antes de ser adquirido pela Ambassador Cruise Line em 2022, o Ambition realizou diversas temporadas no Brasil como Grand Mistral.
Inicialmente afretada pela CVC, a embarcação estreou em águas nacionais no final de 2005, com cruzeiros partindo de Santos.
Alguns anos depois passou a ser operado pela Ibero Cruceros e seguiu realizando temporadas no litoral brasileiro, com cruzeiros que também incluíram paradas na Argentina e Uruguai.
Além de Santos, o Grand Mistral chegou a realizar embarques no Rio de Janeiro, em Vitória, em Maceió, em Salvador, e em Itajaí.
Sua última temporada brasileira aconteceu em 2012/2013, quando realizou mini-cruzeiros, além de itinerários ao Nordeste e Prata, partindo de Santos.
Com o fim das operações da Ibero Cruceros em 2014, o Mistral acabou transferido para a frota da Costa Cruzeiros.
Originalmente construído para a Festival Cruises, o Ambition entrou em operação em 1999 e também navegou para a AIDA Cruises e a Iberojet Cruceros.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Porto do Recife S/A e Daniel Capella (Grand Mistral e Costa neoRiviera)