Após cerca de três dias retido em Barcelona, o MSC Armonia seguiu viagem na tarde desta quinta-feira (4/4). O navio da MSC Cruzeiros realiza um cruzeiro de travessia Brasil – Europa, que partiu de Santos no último dia 17.
O roteiro original previa uma parada de cerca de dez horas no porto espanhol para o último dia 2. A escala acabou sendo estendida por problemas com a documentação de um grupo de 69 passageiros bolivianos.
As autoridades locais detectaram a situação já na última terça-feira, impedindo o navio de seguir viagem como previsto.
Após partir do Brasil em travessia, MSC Armonia é impedido de seguir viagem em Barcelona
De acordo com o Business Insider, o MSC Armonia foi liberado, no final da tarde de hoje (horário local), após o desembarque dos passageiros bolivianos.
As autoridades espanholas acreditam que os vistos dos hóspedes são falsos, acrescentou o site citando a agência de notícias EFE.
Em comunicado enviado ao Business Insider, a MSC Cruzeiros esclareceu a situação, afirmando que os hóspedes em investigação tinham como destino final o porto de Barcelona.
“Graças a colaboração com as autoridades espanholas, o grupo de passageiros bolivianos desembarcou e vai agora seguir os processos de imigração requeridos pela lei local. Nós estamos prestando toda a assistência com o processo”, disse a companhia.
Um porta-voz da MSC também afirmou que os vistos dos passageiros não eram válidos para a entrada na Espanha e que as autoridades seguem investigando o caso.
Os passageiros seguirão em outro navio do grupo MSC enquanto os representantes do governo decidem seu destino. O grupo poderá receber asilo temporário ou ser deportado, acrescentou o Business Insider.
A agência de notícias Associated Press afirma que diplomatas bolivianos também investigam o caso.
Segundo o site, as autoridades do país latino americano acreditam que os passageiros podem ter sido enganados ao solicitar os vistos com despachantes locais na Bolívia.
Escalas canceladas
Após ser liberado pelas autoridades espanholas, o MSC Armonia seguiu para o Porto de Messina, na ilha italiana da Sicília. O navio tem como destino final a cidade de Veneza, também na Itália.
De acordo com a Reuters, o atraso em Barcelona causou o cancelamento de paradas na Grécia, França e Croácia.
O MSC Armonia realiza um cruzeiro de travessia que começou em Santos, no Brasil, no último dia 17. Em seu caminho para o continente europeu, o navio passou por Rio de Janeiro – onde os hóspedes também puderam embarcar – e Maceió.
Em seguida, o itinerário incluiu paradas em St. Cruz de Tenerife e Málaga antes de seguir para Barcelona.
Texto e Imagem (©) Copyright Daniel Capella