Após encomendar quatro novos navios em agosto de 2024, a Disney Cruise Line revelou recentemente mais detalhes das novas embarcações, que serão construídas pelo estaleiro Meyer Werft, na Alemanha.
De acordo com a companhia, a encomenda inclui um quarto navio da classe Wish, que será entregue em 2028, além de três navios menores a partir de 2029.
Gêmeo do Disney Wish, do Disney Treasure e do Disney Destiny, o primeiro terá cerca de 145 mil toneladas e capacidade para mais de 4 mil passageiros em ocupação máxima.
Já os navios menores contarão com um novo design e terão cerca de 100 mil toneladas, além de capacidade para 3 mil hóspedes em capacidade máxima.
Com maiores detalhes ainda a serem revelados, os novos navios serão 20% maiores que os dois navios originais da frota da Disney Cruise Line, o Disney Magic e o Disney Wonder.
Por outro lado, serão consideravelmente menores que os navios da classe Wish e também Dream – que tem embarcações construídas entre 2011 e 2012.
Mais destinos
Os novos navios serão otimizados para visitar mais destinos ao redor do mundo, incluindo portos que preferem receber embarcações menores, disse Thomas Mazloum, presidente de novas experiências e portfólio da Disney.
“Ao mesmo tempo, estamos focados em implementar novas tecnologias e designs que estejam alinhados com nosso compromisso de longo termo com o meio ambiente”, acrescentou.
“Ao passo em que expandimos nossa frota, é importante para nós continuar oferecendo uma variedade de experiências para nossos hóspedes. Famílias gostam da variedade de férias que oferecemos, de nossos navios clássicos aos navios da Classe Wish”, acrescentou.
Em novembro, o presidente da Disney Experiences Josh D’Amaro disse que, dentro de sua estratégia de expansão, a Disney Cruise Line pode passar a operar no Brasil no futuro.
Ainda segundo o executivo, a companhia não tem planos concretos para passar a servir o mercado nacional neste momento, mas vê o país como um dos candidatos a receber seus navios ao passo em que sua frota cresce.
Operação verde
Segundo o Seatrade Cruise News, os novos navios não usarão o gás natural liquefeito (GNL), mas sim uma série de combustíveis sustentáveis, incluindo metanol renovável e diesel verde.
Os motores dos navios ainda serão adaptáveis para adotar novos combustíveis que possam eventualmente se tornar disponíveis para a indústria de cruzeiros.
A Disney também disse que as embarcações terão sistemas otimizados, além de casco hidrodinâmico, de forma a garantir a eficiência energética de suas operações.
Os navios também contarão com baterias para auxiliar seus motores principais e poderão usar a tecnologia de shore power para desligar seus geradores durante escalas.
Após estrear em 2029, a nova classe de navios contará com mais duas embarcações entrando em operação entre 2030 e 2031.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Seatrade Cruise News)/ Imagens (©) Copyright Disney Cruise Line