A Embratur participou do Seatrade Cruise Global, que aconteceu no começo deste mês em Miami Beach, nos Estados Unidos. Considerado o mais importante evento da indústria de cruzeiros a nível mundial, a feira contou com um stand do órgão brasileiro.

De acordo com comunicado de imprensa, as ações da Embratur no Seatrade incluíram a promoção de cruzeiros marítimos e cruzeiros fluviais em águas nacionais, além de viagens de expedição.

Em seu 40º ano, a feira reuniu mais de 11 mil profissionais da indústria de cruzeiros de todo mundo e contou com a presença do Portal World Cruises, que realizou a cobertura do evento in loco.

Em seu stand, a Embratur contou com 15 coexpositores, incluindo os estados do Amazonas, Bahia e Paraná, e os municípios de Santos e São Sebastião, em São Paulo.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou o potencial do Brasil no turismo de cruzeiros marítimos e fluviais, e ressaltou o crescimento no número de turistas internacionais que entraram no Brasil por modais fluviais nos primeiros dois meses do ano.

Embratur Seatrade
Embratur contou com 15 coexpositores

“A atividade náutica, em especial a de cruzeiros, impacta de forma significativa a economia dos destinos turísticos. E o Brasil tem um enorme potencial turístico para cruzeiros, tanto marítimos quanto fluviais. Tanto é que o número de turistas internacionais que entram por via marítima ou fluvial no Brasil cresceu 52,6% no primeiro bimestre de 2025”, disse Freixo.

De acordo com o Portal de Dados da Embratur, o registro de entradas saiu de 81.692 em janeiro e fevereiro de 2024 para 124.671 no mesmo período deste ano.

“A atividade náutica, em especial a de cruzeiros, impacta de forma significativa a economia dos destinos turísticos. E o Brasil tem um enorme potencial turístico para cruzeiros, tanto marítimos quanto fluviais. Tanto é que o número de turistas internacionais que entram por via marítima ou fluvial no Brasil cresceu 52,6% no primeiro bimestre de 2025”, disse Freixo.

“A Embratur e todo o trade vem trabalhando para aumentar o número de turistas internacionais no Brasil, e com esse segmento, não é diferente”, acrescentou o presidente da Agência.

Novo terminal de cruzeiros da MSC no Porto de Miami

“Estamos muito felizes com a participação da Embratur mais uma vez no Seatrade que é a feira mais importante para a indústria de navios de cruzeiro”, disse Marco Ferraz, presidente executivo da CLIA na América do Sul.

“Teremos juntos agendas importantes durante o evento que podem ajudar na melhora do ambiente de negócios para os navios internacionais, e também temos o objetivo de atrair a atenção das linhas de cruzeiro que ainda não escalam o Brasil para que conheçam nossos destinos”, acrescentou.

A agenda da CLIA no evento ainda contou com visita ao novo terminal de cruzeiros da MSC no Porto de Miami, que foi inaugurado alguns dias antes da feira.

MSC Cruzeiros inaugura novo terminal de cruzeiros no Porto de Miami

Acordo de cooperação

A Embratur possui um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Cruise Lines International Association (CLIA) Brasil, com o objetivo de promover e divulgar o país no mercado internacional como destino detentor de produtos, serviços e experiências sustentáveis no turismo náutico.

A parceria visa promover as experiências de viagem dos cruzeiros, atuando junto ao trade, gestores de destinos e demais atores da indústria de cruzeiros, incluindo portos, terminais de passageiros, armadoras, prestadores de serviços e operadores de viagens.

Com o segmento aquecido, durante as escalas, os turistas irão movimentar a cadeia produtiva do setor, gerando emprego e renda para os destinos turísticos de toda costa brasileira, disse a Embratur.

Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Embratur) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella