A Royal Caribbean International está cancelando as escalas no Haiti que estavam programadas para esta semana por conta de uma alta na violência e criminalidade no país.

Em crise há mais de um ano, a nação caribenha tem sofrido com ofensivas de gangues que tentam assumir o governo local através de ataques à mão armada. De acordo com a Associated Press, 4,2 mil pessoas já foram mortas por conta dos conflitos, enquanto outras 1,3 mil ficaram feridas e mais de 60.000 perderam suas casas.

Ainda que portos comerciais do país não recebam navios de cruzeiro há várias décadas, o Haiti segue sendo visitado pelos navios da Royal Caribbean por conta de Labadee.

Um dos destinos privativos da companhia no Caribe, o destino está localizado em uma península ao norte do país, a cerca de 250 km da capital Porto Príncipe.

A Royal Caribbean chegou a suspender todas as suas paradas em Labadee há cerca de um ano, em março de 2024, mas voltou a realizar escalas no destino no último mês de outubro.

Agora, ao menos dois navios deixarão de visitar o porto nos próximos dias. Realizando cruzeiros pelo Caribe, o Oasis of the Seas e o Voyager of the Seas foram desviados para outros destinos na região.

Em um comunicado enviado aos passageiros a bordo do primeiro, a companhia se desculpou pela mudança, afirmando tratar-se de uma “abundância de cuidado”.

Em vez de visitar Labadee, o Oasis of the Seas irá agora realizar uma escala em Nassau, nas Bahamas. Já o Voyager of the Seas substituiu o destino por Puerto Plata, na República Dominicana.

De acordo com a companhia, passageiros que tinham excursões pré-pagas para as paradas no Haiti irão receber reembolso completo do valor.

Destino foi comprado pela Royal Caribbean em 1980

Labadee
Destino privativo da Royal Caribbean no Haiti conta com diversas atrações

Localizada na região de Cap Haitien, Labadee é um dos destinos privativos mais antigos de todo o Caribe. O local foi adquirido pela Royal Caribbean International no começo dos anos 1980 e recebeu investimentos significativos para receber alguns dos maiores navios da frota da companhia.

Hoje conta com um píer capaz de receber embarcações das classes Oasis e Icon, além de dezenas de bares, lojas e restaurantes. Também possui a maior tirolesa do Caribe, que cruza boa parte de sua península e conta com percurso parcialmente suspenso sobre a água.

Outras atrações, além das praias isoladas do restante do Haiti, incluem uma montanha-russa, um parque aquático e um mercado de artesanato local.

Conheça dez ilhas e destinos privativos das companhias de cruzeiro

Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella