
A Royal Caribbean International está cancelando as escalas no Haiti que estavam programadas para esta semana por conta de uma alta na violência e criminalidade no país.
Em crise há mais de um ano, a nação caribenha tem sofrido com ofensivas de gangues que tentam assumir o governo local através de ataques à mão armada. De acordo com a Associated Press, 4,2 mil pessoas já foram mortas por conta dos conflitos, enquanto outras 1,3 mil ficaram feridas e mais de 60.000 perderam suas casas.
Ainda que portos comerciais do país não recebam navios de cruzeiro há várias décadas, o Haiti segue sendo visitado pelos navios da Royal Caribbean por conta de Labadee.
Um dos destinos privativos da companhia no Caribe, o destino está localizado em uma península ao norte do país, a cerca de 250 km da capital Porto Príncipe.
A Royal Caribbean chegou a suspender todas as suas paradas em Labadee há cerca de um ano, em março de 2024, mas voltou a realizar escalas no destino no último mês de outubro.
Agora, ao menos dois navios deixarão de visitar o porto nos próximos dias. Realizando cruzeiros pelo Caribe, o Oasis of the Seas e o Voyager of the Seas foram desviados para outros destinos na região.
Em um comunicado enviado aos passageiros a bordo do primeiro, a companhia se desculpou pela mudança, afirmando tratar-se de uma “abundância de cuidado”.
Em vez de visitar Labadee, o Oasis of the Seas irá agora realizar uma escala em Nassau, nas Bahamas. Já o Voyager of the Seas substituiu o destino por Puerto Plata, na República Dominicana.
De acordo com a companhia, passageiros que tinham excursões pré-pagas para as paradas no Haiti irão receber reembolso completo do valor.
Destino foi comprado pela Royal Caribbean em 1980

Localizada na região de Cap Haitien, Labadee é um dos destinos privativos mais antigos de todo o Caribe. O local foi adquirido pela Royal Caribbean International no começo dos anos 1980 e recebeu investimentos significativos para receber alguns dos maiores navios da frota da companhia.
Hoje conta com um píer capaz de receber embarcações das classes Oasis e Icon, além de dezenas de bares, lojas e restaurantes. Também possui a maior tirolesa do Caribe, que cruza boa parte de sua península e conta com percurso parcialmente suspenso sobre a água.
Outras atrações, além das praias isoladas do restante do Haiti, incluem uma montanha-russa, um parque aquático e um mercado de artesanato local.
Conheça dez ilhas e destinos privativos das companhias de cruzeiro
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella