Com os planos do Governo Federal para criar ilhas privativas no litoral brasileiro, a Coluna Editorial Marítimo traz um especial com as paradas deste tipo ao redor do mundo.
Mais populares nas Bahamas e no Caribe, os destinos privativos são operados pelas próprias companhias de cruzeiro. Quase uma extensão dos navios, surgiram nos anos 1970 e se multiplicaram nos anos 1990, época em que o próprio mercado de cruzeiros se expandiu consideravelmente.
Exclusivamente turísticos, os destinos são visitados quase exclusivamente pelas companhias que os mantém e contam com diferentes infraestruturas operacionais.
Confira:
Castaway Cay
Companhia: Disney Cruise Line
Localização: Bahamas
Desembarque: Com píer – diretamente do navio
Uma das ilhas privadas mais icônicas do mundo é a Castaway Cay, da Disney Cruise Line. Localizada nas Bahamas, a ilha é uma espécie de parque temático pirata, com praias e atrações exclusivas.
De acordo com a Disney, o destino conta com todo o necessário para um dia de praia perfeito, incluindo espreguiçadeiras, guarda-sóis e comida saborosa. Além de trilhas panorâmicas, brinquedos aquáticos e atrações temáticas, o destino conta também com churrasqueiras ao ar livre, bares e restaurantes.
Great Stirrup Cay
Companhia: Norwegian Cruise Line
Localização: Bahamas
Desembarque: Sem píer – utilizam-se barcos e tenders
Uma das ilhas privativas mais antigas, Great Stirrup Cay é classificada pela Norwegian Cruise Line como um “paraíso idílico”.
Incorporado pela companhia ainda nos anos 1970, o local serviu antes como uma base militar dos EUA e conta com atrações de interesse histórico, incluindo um farol construído em 1863. A ilha também chegou a ser utilizado como esconderijo de piratas, no período anterior a 1815.
Revitalizada em 2017, Great Stirrup Cay conta com diversas praias, além de área de snorkel, restaurantes, bares e lojas. Também está disponível um pequeno spa, além de uma tirolesa e de cabanas privativas – que podem ser alugadas pelos passageiros por períodos de tempo.
Half Moon Cay
Companhia: Holland America Line
Localização: Bahamas
Desembarque: Sem píer – utilizam-se barcos e tenders
Comprada pela Holland America Line nos anos 1990, Half Moon Cay é utilizada também por outras marcas da Carnival Corporation, incluindo a própria Carnival Cruise Line e a Princess Cruises. Antes, o destino era propriedade da Norwegian Cruise Line, que opera na região desde os anos 1960.
Após diversas revitalizações e investimentos, a ilha – que recebeu o nome por conta do formato de sua principal enseada, que tem formato de meia lua – oferece uma grande variedade de atividades e praias. Os hóspedes podem escolher entre realizar snorkeling, andar de caiaque, realizar passeios de cavalo, jogas basquete e mais.
Com quase 10 km² de área, a ilha ainda conta com uma capela para casamentos, bares, restaurantes e cabanas privativas.
Harvest Caye
Companhia: Norwegian Cruise Line
Localização: Belize
Desembarque: Com píer – diretamente do navio
Um destino privativo novo, Harvest Caye foi construído pela Norwegian Cruise Line recentemente.
Espécie de resort, a parada fica em Belize e tem sido visitada em cruzeiros pelo Caribe Ocidental. Com infraestrutura de ponta, conta com uma enorme piscina de água doce, além de praias, uma tirolesa, uma lagoa de água salgada e uma marina.
Nesta última, a Norwegian Cruise Line criou uma espécie de centro comercial, com restaurantes, lojas e bares.
Labadee
Companhia: Royal Caribbean International
Localização: Haiti
Desembarque: Com píer – diretamente do navio
Localizada no Haiti, a peninsula de Labadee é um dos destinos privativos mais antigos de todo o Caribe. O local foi adquirido pela Royal Caribbean International no começo dos anos 1980 e vem recebendo investimentos desde então.
Hoje conta com um píer capaz de receber os maiores navios de cruzeiro do mundo, além de dezenas de bares, lojas e restaurantes. Também possui a maior tirolesa do Caribe, que cruza boa parte da península e conta com percurso suspenso sobre a água.
Outras atrações, além das praias, incluem uma montanha russa, parque aquático, um mercado de artesanato local e mais.
Perfect Day at CocoCay
Companhia: Royal Caribbean International
Localização: Bahamas
Desembarque: Com píer – diretamente do navio
Ilha privativa da Royal Caribbean International nas Bahamas, Perfect Day at CocoCay recebeu investimentos de US$ 250 milhões nos últimos anos. Adquirida pela Royal Caribbean em 1988, a ilha é oficialmente como Little Stirrup Cay e foi, anteriormente, propriedade da Admiral Cruises.
Antes um tradicional destino de praia, a ilha agora conta também com um grande parque aquático, além de um beach club, uma lagoa de água salgada e um píer – que permite aos passageiros desembarcar sem o auxílio de barcos menores.
Parada obrigatória na maior parte dos roteiros da Royal Caribbean na região, a ilha ainda conta com os toboáguas mais altos da América do Norte e o Up, Up & Away. Também criada na última revitalização, a atração conta com um balão de hélio, que leva os passageiros para passeios panorâmicos pelo destino.
Princess Cays
Companhia: Princess Cruises
Localização: Bahamas
Desembarque: Sem píer – utilizam-se barcos e tenders
Localizado na ponta sul da ilha de Eleuthera, nas Bahamas, o Princess Cays é outro dos destinos privativos da Carnival Corporation na região.
Com mais de 200 mil m², a área é propriedade da Princess Cruises e fica próxima da Half Moon Cay, a ilha da Holland America Line.
De acordo com a Princess, o destino conta com atrações incríveis, mas também garante a preservação da natureza do local. Entre as infraestruturas disponíveis está uma torre de observação, diversos equipamentos de esportes aquáticos, área para churrasco e várias praias.
Ocean Cay MSC Marine Reserve
Companhia: MSC Crociere
Localização: Bahamas
Desembarque: Com píer – diretamente do navio
Mais nova ilha privativa nas Bahamas, a Ocean Cay MSC Marine Reserve foi inaugurada em 2019. Antes utilizada como local para extração de área, a ilha é artificial e passou por um profundo processo de revitalização, que garantiu também recriação das características naturais da região.
Com píer para atracação de navios, o local conta com diversas praias, um farol cênico, além de lojas, bares e restaurantes. A MSC também criou uma área esportiva e de bem-estar, com quadras e um pequeno spa, além de uma lagoa de água salgada e mais.
The Beach Club at Bimini
Companhia: Virgin Voyages
Localização: Bahamas
Desembarque: Sem píer – utilizam-se barcos e tenders
Uma companhia de cruzeiros nova, a Virgin Voyages também preparou um novo destino privativo nas Bahamas para seus passageiros. Localizado na ilha de Bimini, o The Beach Club é uma espécie de resort, com piscina, bar, restaurante e infraestrutura de praia.
Com DJ residente, aulas de yoga e cabanas privadas, o local oferece experiência diferenciada, em linha com a proposta da própria Virgin – que quer reinventar os cruzeiros.
A companhia pretende realizar escalas mais longas na ilha, para que os passageiros possam aproveitar festas noturnas na beira da praia – ao mesmo estilo dos clubs de South Beach, em Miami.
Lighthouse Point
Companhia: Disney Cruise Line
Localização: Bahamas
Desembarque: Com píer – diretamente do navio
Em construção nas Bahamas, Lighthouse Point será a segunda ilha privativa da Disney Cruise Line. Anunciado em 2019, o projeto ainda não teve todos os seus detalhes revelados. Sabe-se, no entanto, que a companhia pretende lançar o local junto a seu novo navio, o Disney Wish – que tem previsão de inauguração em 2022.
De acordo com a própria Disney, o novo destino permitirá explorar as praias e a natureza das Bahamas, além de celebrar a cultura local.