Conheça dez ilhas e destinos privativos das companhias de cruzeiro

0
CocoCay, o destino privativo mais bem 'equipado' das Bahamas

Com os planos do Governo Federal para criar ilhas privativas no litoral brasileiro, a Coluna Editorial Marítimo traz um especial com as paradas deste tipo ao redor do mundo.

Mais populares nas Bahamas e no Caribe, os destinos privativos são operados pelas próprias companhias de cruzeiro. Quase uma extensão dos navios, surgiram nos anos 1970 e se multiplicaram nos anos 1990, época em que o próprio mercado de cruzeiros se expandiu consideravelmente. 

Exclusivamente turísticos, os destinos são visitados quase exclusivamente pelas companhias que os mantém e contam com diferentes infraestruturas operacionais. 

Confira: 

Castaway Cay

Disney Magic é visto atracado em Castaway Cay

Companhia: Disney Cruise Line
Localização: Bahamas
Desembarque: Com píer – diretamente do navio  

Uma das ilhas privadas mais icônicas do mundo é a Castaway Cay, da Disney Cruise Line. Localizada nas Bahamas, a ilha é uma espécie de parque temático pirata, com praias e atrações exclusivas.

De acordo com a Disney, o destino conta com todo o necessário para um dia de praia perfeito, incluindo espreguiçadeiras, guarda-sóis e comida saborosa. Além de trilhas panorâmicas, brinquedos aquáticos e atrações temáticas, o destino conta também com churrasqueiras ao ar livre, bares e restaurantes.

Great Stirrup Cay

Uma das praias de Great Stirrup Cay, a ilha da Norwegian Cruise Line

Companhia: Norwegian Cruise Line
Localização: Bahamas
Desembarque: Sem píer – utilizam-se barcos e tenders

Uma das ilhas privativas mais antigas, Great Stirrup Cay é classificada pela Norwegian Cruise Line como um “paraíso idílico”.

Incorporado pela companhia ainda nos anos 1970, o local serviu antes como uma base militar dos EUA e conta com atrações de interesse histórico, incluindo um farol construído em 1863. A ilha também chegou a ser utilizado como esconderijo de piratas, no período anterior a 1815. 

Revitalizada em 2017, Great Stirrup Cay conta com diversas praias, além de área de snorkel, restaurantes, bares e lojas. Também está disponível um pequeno spa, além de uma tirolesa e de cabanas privativas – que podem ser alugadas pelos passageiros por períodos de tempo.

Half Moon Cay

Half Moon Cay e sua orla principal, em formato de meia lua

Companhia: Holland America Line
Localização: Bahamas
Desembarque: Sem píer – utilizam-se barcos e tenders

Comprada pela Holland America Line nos anos 1990, Half Moon Cay é utilizada também por outras marcas da Carnival Corporation, incluindo a própria Carnival Cruise Line e a Princess Cruises. Antes, o destino era propriedade da Norwegian Cruise Line, que opera na região desde os anos 1960.

Após diversas revitalizações e investimentos, a ilha – que recebeu o nome por conta do formato de sua principal enseada, que tem formato de meia lua – oferece uma grande variedade de atividades e praias. Os hóspedes podem escolher entre realizar snorkeling, andar de caiaque, realizar passeios de cavalo, jogas basquete e mais. 

Com quase 10 km² de área, a ilha ainda conta com uma capela para casamentos, bares, restaurantes e cabanas privativas. 

Harvest Caye

Idealizado pela NCL, Harvest Caye é um dos mais novos destinos privativos no Caribe

Companhia: Norwegian Cruise Line
Localização: Belize
Desembarque: Com píer – diretamente do navio  

Um destino privativo novo, Harvest Caye foi construído pela Norwegian Cruise Line recentemente.

Espécie de resort, a parada fica em Belize e tem sido visitada em cruzeiros pelo Caribe Ocidental. Com infraestrutura de ponta, conta com uma enorme piscina de água doce, além de praias, uma tirolesa, uma lagoa de água salgada e uma marina.

Nesta última, a Norwegian Cruise Line criou uma espécie de centro comercial, com restaurantes, lojas e bares.

Labadee

Em 2009, a península no Haiti ganhou um cais capaz de receber os maiores navios de cruzeiro do mundo

Companhia: Royal Caribbean International
Localização: Haiti
Desembarque: Com píer – diretamente do navio  

Localizada no Haiti, a peninsula de Labadee é um dos destinos privativos mais antigos de todo o Caribe. O local foi adquirido pela Royal Caribbean International no começo dos anos 1980 e vem recebendo investimentos desde então.  

Hoje conta com um píer capaz de receber os maiores navios de cruzeiro do mundo, além de dezenas de bares, lojas e restaurantes. Também possui a maior tirolesa do Caribe, que cruza boa parte da península e conta com percurso suspenso sobre a água.

Outras atrações, além das praias, incluem uma montanha russa, parque aquático, um mercado de artesanato local e mais. 

Perfect Day at CocoCay

Entre 2018 e 2019, a Royal Caribbean International investiu cerca de R$ 1 bi em sua ilha nas Bahamas

Companhia: Royal Caribbean International
Localização: Bahamas
Desembarque: Com píer – diretamente do navio

Ilha privativa da Royal Caribbean International nas Bahamas, Perfect Day at CocoCay recebeu investimentos de US$ 250 milhões nos últimos anos. Adquirida pela Royal Caribbean em 1988, a ilha é oficialmente como Little Stirrup Cay e foi, anteriormente, propriedade da Admiral Cruises. 

Antes um tradicional destino de praia, a ilha agora conta também com um grande parque aquático, além de um beach club, uma lagoa de água salgada e um píer – que permite aos passageiros desembarcar sem o auxílio de barcos menores. 

Parada obrigatória na maior parte dos roteiros da Royal Caribbean na região, a ilha ainda conta com os toboáguas mais altos da América do Norte e o Up, Up & Away. Também criada na última revitalização, a atração conta com um balão de hélio, que leva os passageiros para passeios panorâmicos pelo destino. 

Princess Cays

Vista aérea de Princess Cays, destino localizado na ilha bahamiana de Eleuthera

Companhia: Princess Cruises
Localização: Bahamas
Desembarque: Sem píer – utilizam-se barcos e tenders

Localizado na ponta sul da ilha de Eleuthera, nas Bahamas, o Princess Cays é outro dos destinos privativos da Carnival Corporation na região. 

Com mais de 200 mil m², a área é propriedade da Princess Cruises e fica próxima da Half Moon Cay, a ilha da Holland America Line. 

De acordo com a Princess, o destino conta com atrações incríveis, mas também garante a preservação da natureza do local. Entre as infraestruturas disponíveis está uma torre de observação, diversos equipamentos de esportes aquáticos, área para churrasco e várias praias. 

Ocean Cay MSC Marine Reserve

Perspectiva artística de Ocean Cay, a ilha da MSC nas Bahamas

Companhia: MSC Crociere
Localização: Bahamas
Desembarque: Com píer – diretamente do navio  

Mais nova ilha privativa nas Bahamas, a Ocean Cay MSC Marine Reserve foi inaugurada em 2019. Antes utilizada como local para extração de área, a ilha é artificial e passou por um profundo processo de revitalização, que garantiu também recriação das características naturais da região.

Com píer para atracação de navios, o local conta com diversas praias, um farol cênico, além de lojas, bares e restaurantes. A MSC também criou uma área esportiva e de bem-estar, com quadras e um pequeno spa, além de uma lagoa de água salgada e mais. 

The Beach Club at Bimini 

Perspectiva do Beach Club da Virgin Voyages, que deve receber seus primeiros passageiros no final deste ano

Companhia: Virgin Voyages
Localização: Bahamas
Desembarque: Sem píer – utilizam-se barcos e tenders

Uma companhia de cruzeiros nova, a Virgin Voyages também preparou um novo destino privativo nas Bahamas para seus passageiros. Localizado na ilha de Bimini, o The Beach Club é uma espécie de resort, com piscina, bar, restaurante e infraestrutura de praia. 

Com DJ residente, aulas de yoga e cabanas privadas, o local oferece experiência diferenciada, em linha com a proposta da própria Virgin – que quer reinventar os cruzeiros

A companhia pretende realizar escalas mais longas na ilha, para que os passageiros possam aproveitar festas noturnas na beira da praia – ao mesmo estilo dos clubs de South Beach, em Miami. 

Lighthouse Point

Perspectiva artística da nova ilha da Disney Cruise Line

Companhia: Disney Cruise Line
Localização: Bahamas
Desembarque: Com píer – diretamente do navio

Em construção nas Bahamas, Lighthouse Point será a segunda ilha privativa da Disney Cruise Line. Anunciado em 2019, o projeto ainda não teve todos os seus detalhes revelados. Sabe-se, no entanto, que a companhia pretende lançar o local junto a seu novo navio, o Disney Wish – que tem previsão de inauguração em 2022. 

De acordo com a própria Disney, o novo destino permitirá explorar as praias e a natureza das Bahamas, além de celebrar a cultura local. 

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui