O município de Ilhabela recebeu nesta quarta-feira a primeira das 132 escalas de navios de cruzeiro previstas para a temporada 2012/2013. A chegada do AIDAcara, com capacidade para 1.186 passageiros,  aconteceu por volta das 7h, no píer da Vila. Nas fotos é visto na tarde cinzenta de hoje.

Nesta temporada, que prossegue até 11 de abril, novos navios chegarão à ilha, como o MSC Magnífica, que fará sua primeira parada nesta quinta – feriado da Proclamação da República. O navio comporta até 3.013 passageiros e mil tripulantes, sendo considerado um dos mais luxuosos da empresa. Só o seu teatro tem capacidade para 1,2 mil pessoas. Também pela primeira vez a cidade receberá ainda os navios MSC Fantasia, Costa Favolosa, Costa Fascinosa, Azamara Quest, L’Austral e Seven Seas Mariner. “Este ano três navios deixaram de operar na costa brasileira, o que resultou na redução do número de escalas no país. Em contrapartida, outros dois navios maiores entraram, o que para Ilhabela deve significar um aumento do número de turistas”, apontou o secretário de Turismo e Fomento, Harry Finger. Ou seja, serão menos escalas, mas um número maior de pessoas desembarcando na cidade. A previsão é de 348 mil turistas nesta temporada (2012-2013) contra 259 mil no último período (2011-2012), crescimento de 34,25%. Ainda no fim de semana prolongado, a cidade terá a escala do Grand Mistral no sábado (17/11).

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Turismo e Fomento, em parceria com o Parque Estadual de Ilhabela, promoveu um curso de capacitação para condutores e receptivo turístico. O curso, de caráter obrigatório, foi oferecido gratuitamente com o objetivo de capacitar e reciclar os agentes de turismo do município, de acordo com a Lei 651/2008, que regulamenta a atividade. Dentre os módulos apresentados destaque para a biodiversidade, geografia turística, comunidades tradicionais, história e cultura, normas da ABNT, ética profissional, Parque Estadual de Ilhabela, ecoturismo e primeiros socorros.

Texto (©) Copyright O Noticiado (adaptado).
Imagem (©) Copyright Matheus Souza Lopes, Ilhabela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *