Costa Fortuna em Santos |
O navio Costa Fortuna, de bandeira italiana, atracou no porto de Maceió, no final da manhã desta quarta-feira (23), trazendo a bordo quase 3 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes. Ele chegou ao meio-dia, vindo de Salvador, e segue para Recife às 23h, de onde já retorna para a Europa.
Durante o período em que um navio permanece na capital alagoana, os passageiros aproveitam para conhecer a cidade, curtir suas praias e fazer compras. De acordo com projeções divulgadas pela Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur), a média de gasto de cada passageiro de um cruzeiro marítimo na cidade fica em torno de R$ 300.
É a segunda vez que o Costa Fortuna vem a Maceió nesta temporada. Ele esteve aqui em novembro e o seu retorno não estava previsto. “Isso só confirma o quanto Maceió está consolidada na rota dos cruzeiros marítimos, diz Ubiratânia Amorim, coordenadora geral de Projetos da Semptur.
No próximo dia 29, o transatlântico MSC Orchestra, de bandeira panamenha, também volta a Maceió, com cerca de 3.700 pessoas a bordo, devendo permanecer por 6 horas – das 13h às 19h – atracado no Porto de Jaraguá.
A alta temporada, que começou em novembro do ano passado, será encerrada em maio, com o Navio Bleu de France, que ainda vem duas vezes a Maceió: nos dias 9 e 14 de maio. Na avaliação da Semptur, esta foi a melhor de todas as temporadas de cruzeiros marítimos da capital alagoana, resultando no incremento da economia local, sobretudo nos segmentos de gastronomia, artesanato, táxis e de trabalhadores informais.
ve um pequeno equívoco com relação ao nº passageiros do MSC ORCHESTRA uma vez que o mesmo não comporta 3700, mas sim, 3013 ou, 2550 em ocupação dupla.
Não há equivoco, o MSC Orchestra comporta 3.013 passageiros, mais a tripulação de 987, como navio nao deve estar lotado, você obtém esse total previsto de 3.700, pois no texto diz 3.700 pessoas, e nao passageiros. Lembrando que os tripulantes dos porta bunecos também descem do navio para comprar nas cidades em que o navio para.
Bruno Pricoli