O estaleiro italiano Fincantieri entregou na última sexta-feira o mais novo navio da frota da Compagnie du Ponant, Le Soléal. Enco- mendado em 2011, o navio é o terceiro construído para a companhia francesa, que até certo tempo atrás era uma filial da armadora CMA CGM, maior do mundo em transporte de carga. O Soléal é gêmeo do Boreal e do Austral, que estiveram no Brasil nos últimos anos, porém, diferente de seus companheiros de frota, operará somente na Ásia e Ártico.
Com pequenas dimensões, flutuou pela primeira vez em Dezembro, e operará em um segmento de mercado mais luxuoso, focado em destinos remotos e cruzeiros de exploração, em áreas como o Ártico ou a Antártica, onde os navios da Ponant passam a maior parte do ano, por terem casco corta gelo, e terem sido projetados para esta finalidade.
Possui 12,500 toneladas e capacidade 268 passageiros, assim como seus gêmeos. Apesar disso, terá diferenciais em relação a estes, especialmente em seus interiores, que foram projetados pelo próprio estaleiro Fincantieri, e não por executivos da Ponant, como nos navios anterior. Além disso, externamente, é possível perceber a diferença na cor do casco do Soléal, que é mais clara e caramelada.
Fincantieri entrega Le Soléal
Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Fincantieri.