O pequeno Orient Queen II continua em sua temporada de cruzeiros pelo Nordeste a mando da BCR. No último dia 24 de dezembro, véspera de Natal, esteve novamente em Recife, seu principal porto de embarque, para dar inicio a mais uma viagem com destino a cidades da região e ao Arquipélago de Fernando de Noronha. Em temporada inaugural no Brasil, o navio é propriedade de uma empresa alemã sediada em Hamburgo, mas opera sob tempo integral para a Abou Merhi Cruises, do Líbano, que planeja adquiri-lo em definitivo futuramente. No momento, no entanto, o navio opera subfretado à BCR – Brazilian Cruises Representation, que acabou selecionando-o em cima da hora para substituir o Louis Aura, originalmente escalado para os roteiros da temporada 2013/2014.
Orient Queen II em Recife
Operando para a BCR desde o começo de dezembro, o Orient Queen II tem escalado Recife aproximadamente uma vez por semana para embarcar para seus cruzeiros para Fernando de Noronha.
De construção espanhola, foi entregue em 1989, o que lhe dá o título de mais novo navio nos últimos anos a a realizar os tradicionais roteiros exclusivamente no nordeste. Para comparação, o Louis Aura, anteriormente anunciado para esta temporada, foi finalizado em 1968. Além de mais novo, o OQII é também um dos menores navios a fazer a temporada na região. Enquanto boa parte das embarcações responsáveis por estas rotas possuía capacidade para cerca de 1,000 passageiros, o Orient Queen II transporte, em ocupação máxima, apenas 330 passageiros (além de 110 tripulantes).
Antes de Orient Queen II, havia navegado apenas com um nome – Vistamar – mas realizando cruzeiros para diversos operadores diferentes, além dos espanhóis, que foram seus idealizadores, navegou também para empresas alemães e franceses em sua carreira de quase de 25 anos. Com suas cerca de 7,500 toneladas, ainda realizará mais 16 embarques no Brasil. Todos os roteiros visitam Fernando de Noronha, e outras capitais do Nordeste, como João Pessoa, Natal e Fortaleza (Mucuripe).
Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Milvo Rossarola.
Eu não estou entendendo porque o Orient Queen 2 ainda está atracado aqui no recife. Ele chegou no domingo com duas horas de atraso e ainda está aqui. Pelo site da BCR era para ele estar agora em fortaleza. Você está sabendo de alguma coisa sobre isso?
Na realidade sim, mas não posso confirmar ainda. Parece que a BCR e a Abou Mehri estão tendo problemas de relacionamento, e o cruzeiro dessa semana foi cancelado.
Nossa, espero que elas se entendam… Esses cruzeiros são muito importantes para a economia de Noronha. Obrigado pela atenção!
vc esta mal informado, esta carroça esta quebrada em Recife e provavelmente não vai fazer mais cruzeiros para Noronha, sendo q quando conseguirem consertar vai volta para Europa.