Navio de expedição, o Sea Adventure, da Zegrahm Expeditions realizará embarque de passageiros em Belém, no Pará. A cidade do Norte também receberá na próxima semana o Bremen, da Hapag-Lloyd, que anualmente escala portos do Amazonas.

O Pará recebe nesta primeira quinzena de abril dois cruzeiros internacionais. A atividade fortalece a chegada de turistas estrangeiros, em especial da América do Norte e Europa, e principalmente de divisas no Estado. A Secretaria de Estado de Turismo (Setur), por meio da Diretoria de Produtos Turísticos (DPRT), trabalha em conjunto com operadoras e parceiros institucionais com a finalidade de garantir o sucesso dos cruzeiros programados na temporada 2014/2015, e ao mesmo tempo, incentivar a vinda de outros navios ao Pará nos próximos anos.

“O turismo receptivo é muito importante pois fortalece o processo que afinal de contas traz divisas para o Estado, o objetivo maior do Governo do Pará com a atividade turística”, explica o titular da Setur, Adenauer Góes. Ao todo, a temporada inclui 22 navios, com 41 atracações e o total geral de 23 mil passageiros. De 03 a 07 de abril, Belém recebe o“M/S Sea Adventurer”, escala inédita para o turismo náutico da região, visto que se trata de um navio de expedições com o diferencial de ter seu foco voltado para a exploração e aventura. A operadora turística responsável será a Rumo Norte Expedições.

O M/S Sea Adventurer pertence à empresa americana Zegrahm Expeditions. O navio chegará a Belém vazio, vindo da Antártida, enquanto os passageiros virão de Miami, no voo Belém-Miami operado pela TAM e embarcarão na escadinha de Belém, ao lado da Estação das Docas.

A viagem planejada envolve um dia de passeios em Belém e entorno, dando sequência ao percurso com passagem pela Ilha do Marajó. Lá, a novidade também fica por conta de dois municípios que serão visitados pelos cruzeiristas, Curralinho e Afuá, que será o último ponto de visita em águas e terras paraenses, antes da embarcação seguir viagem rumo a Porto da Espanha, em Trinidad & Tobago.

“São navios de empresas especialistas em explorar ambientes naturais, na sua maioria ainda selvagens, como Antártida. Ano passado propusemos explorar essa região da foz do Amazonas. Fizemos a viagem de inspeção e eles gostaram muito”, explica Gelderson Pinheiro, da Rumo Norte Expedições, empresa que faz o receptivo do navio na parte brasileira da viagem. “São 100 turistas mais staff do navio e da empresa – composto por biólogos, ornitólogos e especialistas em Amazonia”, conta ele.

Hanseatic em Belém em 2011.

Já no dia 6 de abril, Belém recebe também o navio de cruzeiro alemão Hanseatic, companheiro de frota do navio Bremen da operadora turística germânica Hapag-Lloyd, que traz ao Pará 200 passageiros. Como a chegada está confirmada para uma segunda-feira, a Setur vem trabalhando de forma articulada para garantir equipamentos turísticos abertos, já que neste dia muitos destes espaços estão fechados para manutenção.

Na temporada de cruzeiros, a Setur tem como parceiros institucionais a Polícia Militar – por intermédio das Companhias de Policiamento Fluvial e de Policiamento Turístico -, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), OS Pará 2000 e as prefeituras de Curralinho e Afuá, com a finalidade de garantir a segurança e mobilidade urbana para os cruzeiristas.

 Texto (©) Copyright Agência Pará de Notícias.
Imagens (©) Copyright Zegrahm Expeditions e Gilmar Nazaré Guedes Leal. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *