Splendour of the Seas atracado em Maceió |
O Governo do Estado de Alagoas anunciou no mês passado a construção de um novo trapiche no Porto de Maceió. Segundo a Administração do Porto de Maceió, e o próprio Governo, o projeto visa melhorar a recepção dos navios de cruzeiro na cidade, e deve preceder a construção de um terminal de passageiros no porto.
O Governo do Estado de Alagoas, em parceria com a Administração do Porto de Maceió, vai construir um novo trapiche para melhor acomodar os navios de cruzeiros que chegam a capital do Alagoas.
Segundo o próprio governo, havia um pleito por parte do segmento turístico para que algo fosse feito para melhor acolher o visitante que chega à cidade pelo Porto de Maceió. Ainda segundo o governo, o setor foi agora atendido com a obra. A administradora do Porto de Maceió, Roseana Beltrão, afirma que o trapiche, neste sentido, é um tipo de estrutura que vai facilitar a atracagem dos navios no porto.
O governador Renan Filho exaltou a importância – e a necessidade – de um porto melhor preparado e mais confortável para receber os turistas.
“A administradora do Porto de Maceió, assim como o setor de turismo de Alagoas, solicita a construção deste trapiche, em Jaraguá, para melhorar o desembarque dos passageiros e dar mais comodidade ao turista que chega ao estado. Isso é fundamental, pois movimenta nossa economia, cria novas oportunidades para aqueles que vivem do turismo e dinamiza Maceió durante o verão”, emendou Renan Filho.
Outra pauta que o governo afirma ser recorrente do trade é a construção de um terminal de passageiros para o estado. O governador adiantou que já existe a autorização de R$ 560 mil para melhor preparar o Porto de Maceió. O projeto foi concluído e Renan Filho se comprometeu em buscar recursos federais para iniciar e concluir o empreendimento, que vai dinamizar ainda mais o turismo de Alagoas.
A iniciativa do governo empolgou a administradora do porto que lembrou que as dificuldades são grandes e os pleitos antigos.
“É uma demanda muito antiga do setor turístico e do Porto de Maceió para que se faça algo que melhore a receptividade do visitante. E com essa parceria com o governo, será possível. Maceió é uma cidade receptiva, mas ainda é uma cidade em fase de crescimento no setor de infraestrutura. Provocamos essa demanda e ela foi aceita”, completou agradecida Roseana Beltrão.
“Até que a gente possa estruturar a construção de um novo terminal, estudos preliminares estão em andamento, e a construção de um trapiche é a viabilização de um melhor desembarque para os passageiros, além de mais conforto para sua chegada em Maceió”, explicou Jeanine Pires.
A parceria entre Governo do Estado e Porto de Maceió ainda deve gerar o aperfeiçoamento do receptivo da unidade portuária maceioense.
“Nossa ideia é melhorar um pouco a estrutura de receptivo e a chegada destes passageiros, permitindo que o visitante possa, não apenas ver melhor as belezas naturais que Maceió dispõe, mas sobretudo, apresentar melhor as possibilidades de turismo que Maceió e seus bairros oferecem”, concluiu a secretária.
O governador apontou que Alagoas chegou a receber cerca de 95 mil turistas pelo porto no ápice das visitas dos navios. Em 2014, foram apenas 18 mil passageiros.
Imagens (©) Copyright Agência Alagoas.
Governador, não jogue dinheiro fora, as Cias Marítimas não enxergam o potencial que é o Nordeste.