Dicas para se evitar a gripe H1N1 e viroses a bordo dos cruzeiros marítimos

0

O tempo passa muito rápido e logo mais terá início  uma nova temporada de cruzeiros pela costa brasileira e sul americana. Assim sempre é importante darmos algumas dicas para se tentar evitar o contágio pela gripe H1N1, bem como, as temidas viroses a bordo dos cruzeiros.

Afinal, são dicas importantes que devem ser aplicadas em qualquer época, tanto por aqueles que vão fazem cruzeiros no exterior, fora da temporada brasileira, como por aquelas pessoas que irão viajar em temporadas futuras na costa brasileira e sul americana. Não é demais lembrar que os navios transportam inúmeras pessoas que acabam convivendo ente si em um ambiente de “confinamento” e assim ninguem está livre destas problemas.

1- Pois bem, é muito importante que as pessoas mantenham hábitos saudáveis e condições de higiene. Assim, é fundamental sempre lavar bem as mãos e fazer uso de álcool gel, sendo que este, geralmente está disponível em certas áreas do navio como a entrada dos restaurantes, por exemplo. Além disso, deve-se sempre carregar um frasco de álcool gel na bagagem de mão e fazer uso sempre que necessário. É desnecessário dizer que tais práticas são essenciais para uma boa higienização das mãos especialmente antes das refeições.

2- Manter  as unhas limpas e bem cortadas  também é uma ótima medida para se manter a higiene, especialmente durante as refeições e manipulação de alimentos

3- Sempre manipular os alimentos com os acessórios e utensílios adequados. Cada utensílio deve ser usado para se manusear um determinado tipo de alimento e não se deve de modo algum trocar ou misturar tais utensílios principalmente no caso de restaurante buffet. No caso de algum talher ou utensílio for derrubado no chão ou não esteja devidamente limpo, por exemplo, deve-se comunicar imediatamente o responsável para que este efetue a troca do utensílio. Tal utensílio não deve ser reaproveitado nestas condições de modo algum. O mesmo vale para guardanapos. Caso algum guardanapo seja derrubado ou não esteja bem limpo, deve-se solicitar prontamente a troca do mesmo. Assim, deve-se prestar atenção aos detalhes e a higienização de copos, pratos, talheres, guardanapos e outros utensílios, comunicando qualquer irregularidade aos responsáveis.

4- Da mesma forma não se deve dividir copos, talheres e guardanapos com outras pessoas, especialmente no caso de estranhos.

5- Jamais deve-se manusear alimentos que estejam disponíveis para todos os passageiros, utilizando talheres com os quais a pessoa já esteja fazendo sua própria refeição. Deve-se “pegar” e manusear os alimentos com os utensílios especialmente destinados para isso e colocados à disposição dos passageiros. Mais uma vez deve-se ter especial cuidado no caso do buffet.

6- Em hipótese alguma deve-se falar ou tossir em cima dos alimentos ou utensílios que serão consumidos ou usados por outras pessoas. Tal regra vale para qualquer ocasião mas especialmente no caso do buffet.

7- Também deve-se evitar ao máximo tossir ou espirrar  muito perto ou “na cara” de outra pessoa. Assim, quando a pessoa precisar tossir ou espirrar, inclusive em áreas públicas, é essencial que faça uso de um lenço para proteger a boca e nariz. Questão de higiene e boa educação.

8- No caso de se notar restos de alimentos, pratos, copos e talheres sujos deixados indevidamente em algum local como à beira da piscina, por exemplo, deve-se, dentro do possível, solicitar ao responsável o recolhimento de tais objetos.

9- De preferência a alimentos mais leves como frutas, legumes, peixes e aves. Mas certifique-se, se possível, que estejam frescos e bem conservados. No caso de carnes, é importante que esteja sempre bem passada ou bem cozida. Alimentos como iogurtes e queijos também devem estar frescos e bem conservados. Da mesma forma, legumes devem estar devidamente cozidos. Evite abusar de maionese especialmente nos dias de maior calor. Este é um alimento delicado e requer cuidado no preparo, manipulação e conservação.É claro que estes são apenas alguns poucos exemplos diante da enorme variedade de alimentos à disposição dos passageiros nos cruzeiros marítimos e nem sempre é fácil ou possivel verificar as condições de tais alimentos. Essas regras são importantes especialmente no caso do buffet e é importante verificar se os alimentos são repostos ou trocados constantemente. Desta forma o passageiro  tem mais chance de encontrar alimentos mais frescos.

10- Nas paradas do navio, evite fazer refeições em restaurantes e locais estranhos, bem como, consumir alimentos de procedência duvidosa.

11- Caso a pessoa esteja doente ou gripada, obviamente não deverá viajar. Neste caso poderá ser preferível cancelar a viagem, observando-se as normas de cancelamento constantes no contrato ou fazendo uso do seguro viagem sempre que possível.

12- Caso a pessoa venha a sentir sintomas de gripe, mal estar ou qualquer problema de saúde a bordo, é essencial procurar o serviço médico do navio imediatamente.

Assim, fazendo uso destas regras e cuidados o passageiro poderá evitar gripe, viroses e outros problemas de saúde,  procurando garantir uma viagem mais tranquila para si mesmo, sua família e para as outras pessoas. Afinal é tudo uma questão de cuidado, higiene e educação!

Texto e Imagens: S. Brandão

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui