Turistas brasileiros e estrangeiros desembarcaram no Porto de Maceió, na última terça-feira. Os passageiros chegaram durante a escala do primeiro navio de cruzeiro da temporada. Vindo de Gênova, na Itália, o MSC Música trouxe três mil turistas, além de mil tripulantes. Até março de 2018, a capital alagoana tem previstas outras seis escalas.
A empresária espanhola Mercedes Garcia ficou impressionada com a receptividade da população local. “Adorei descer do navio e já ter música, dança e artesanato. O povo foi muito receptivo. Foi a mais animada das paradas”, conta a turista, que já passou pelo Recife e outros portos na Europa.
Para recepcionar os turistas, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Porto de Maceió e a Secretaria Municipal de Turismo da capital (Semtur), colocou tendas no porto e na orla da Pajuçara, com informações turísticas e atendimento aos visitantes. As bandas da Polícia Militar e do Exército Brasileiro complementaram a recepção, tocando composições da música popular brasileira durante todo o dia.
Os turistas também conheceram a loja itinerante do Alagoas Feita à Mão, programa de apoio à comercialização do artesanato alagoano, gerido pela Sedetur. Dez artesãos alagoanos se revezam para mostrar seus produtos aos visitantes. A iniciativa será repetira erá o mesmo para os outros navios que irão passar pelo Porto nesta temporada.
Aumento de 106% no número de passageiros
A temporada 2017/2018 será maior que a anterior. Segundo previsão do governo alagoano, o número de passageiros de cruzeiro deve registrar aumento de 106% no comparativo com a estação anterior. Entre este ano e o próximo, a previsão é que 27.540 pessoas desembarquem na capital alagoana, em sete escalas no Porto de Maceió. Na temporada passada, o número de passageiros e tripulantes foi de 13.326.
“Este crescimento é muito relevante para o fortalecimento do turismo e da economia do Estado. Somente com este primeiro navio recebemos turistas de várias partes do mundo, que conhecem nossos atrativos naturais, gastronomia e artesanato e acabam por divulgar para o mundo todo. Esses visitantes movimentam a nossa economia, gerando emprego e renda para a população. Vamos seguir trabalhando para que, no futuro, a gente receba ainda mais cruzeiros no porto da capital”, declarou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito.
O segundo navio da temporada passou por Maceió logo após o Musica, já no dia 29. Operando um cruzeiro de luxo, o Silver Muse levou cerca de 400 passageiros e 150 tripulantes à capital alagoana.
Até março, Maceió receberá ainda dois navios da Costa Crociere, o Favolosa e o Fascinosa, e Albatros, da Phoenix Reisen. O Favolosa e o Fascinosa fazem duas escalas cada, em 1º e 9 de dezembro e em 16 e 17 de março. Já o Albatros visita Alagoas em 23 de janeiro.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Agência Alagoas) | Imagens (©) Copyright Agência Alagoas