MSC Splendida completa nove anos em serviço

0

O segundo navio da classe Fantasia da MSC Crociere completa neste mês nove anos em serviço. Encomendado em 2005, o MSC Slendida foi entregue à MSC em 4 de julho de 2009. Pouco depois, no dia 12 daquele mesmo mês, foi batizado em Barcelona, na Espanha. A madrinha do navio, assim como de toda a frota da MSC foi, a lendária cantora e atriz italiana, Sophia Loren.

Primeiro gêmeo do MSC Fantasia – que completa dez anos em dezembro – o Splendida teve seu nome modificado antes de deixar o estaleiro. Originalmente, a MSC planejava batizar a embarcação de MSC Serenata. O nome, no entanto, foi mudado em maio de 2007. De acordo com a companhia de cruzeiros italiana, a mudança foi feita para refletir a beleza e elegância do navio.

O novo nome representou também uma mudança na linha criativa utilizada pela MSC para batizar os seus navios. Até então, todas as embarcações da frota tinham nomes relacionados à arte (como MSC Poesia) ou à música (como MSC Opera ou MSC Orchestra). Depois do Splendida, os nomes passaram a se utilizar de adjetivos ou qualidades na língua italiana, como Meraviglia, Preziosa e Magnifica. A exceção é a classe Seaside, que não segue nenhum dos preceitos.

O MSC Splendida foi seguido por dois navios na classe Fantasia, o Divina e o Preziosa. Estes dois últimos, no entanto, tiveram seus projetos modificados e são ligeiramente maiores. Em 2013, este site publicou um comparativo entre os navios originais da classe Fantasia e o Preziosa, clique aqui para ver.

Público chinês, atentado e temporada no Brasil

Entre 2009 e 2015, o MSC Splendida navegou exclusivamente no continente europeu. Com roteiros no Norte da Europa, no Mediterrêneo bem como no Adriático, o navio serviu vários mercados locais durante este período.

No final de 2015, deixou a Europa pela primeira vez, seguindo rumo sul ao Brasil. Foi inaugurado no Brasil por Xuxa, em dezembro daquele ano. O PortalWorldCruises.com esteve a bordo na ocasião, e registrou o evento. Em sua primeira temporada em outro destino, embarcou passageiros em Santos rumo ao Nordeste durante toda a estação 2015/2016. Durante a temporada, tornou-se o primeiro navio da classe Fantasia a navegar rumo ao Prata, em um roteiro exclusivo em dezembro.

Também em 2015, esteve envolvido indiretamente em um triste episódio do turismo de cruzeiros na Europa. Durante uma escala em La Goullete, na Tunísia, em março daquele ano, perdeu vários de seus passageiros. Em excursão pela cidade árabe, os passageiros do MSC Splendida bem como do Costa Fascinosa acabaram sendo assasinados por terroristas.

O ataque aconteceu no Museu Nacional Bardo, em 18 de março de 2015. Doze passageiros do MSC Splendida foram mortos. As vítimas vinham do Japão, Itália, Colômbia, Espanha, Inglaterra, Austrália, Polônia e França. Desde então, as escalas no destino Mediterrâneo estão suspensas. Clique aqui para ler nossa notícia da época.

Em 2017/2018, o navio deixou a Europa pela segunda vez em sua carreira, dessa vez rumo ao Oriente Médio. Substituindo seu irmão mais velho MSC Fantasia, realizou cruzeiros a partir de Dubai bem como de Abu Dhabi. Depois, seguiu rumo a Ásia.

Hoje, o navio é dedicado exclusivamente ao mercado chinês durante o verão local, navegando em todo o extremo oriente. Na temporada 2018/2019, voltará ao Oriente Médio, mais uma vez partindo de Dubai.

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Rui Agostinho

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui