O navio residencial The World escalou o porto de Lisboa no último dia 9. Única de seu tipo em todo o mundo, a embarcação permaneceu na capital portuguesa por 2 dias, partindo apenas no dia 11.
Com capacidade para até 500 passageiros, o navio é uma espécie de condomínio flutuante. Além de áreas públicas, conta com apartamentos privados de até três quartos. Os proprietários destes apartamentos são livres para embarcar e desembarcar quando desejarem e viajam com o navio pelo mundo todo.
Selecionados com a ajuda dos próprios moradores, os itinerários são divulgados no site da ResidenSea, em trimestres. Após navegar no Mediterrâneo nas últimas semanas, o The World segue agora para o Norte da Europa. A escala em Lisboa aconteceu enquanto o navio segue para o novo destino, onde passará os próximos meses.
Após permanecer atracado na cidade portuguesa por duas semanas, o The World seguiu rumo a La Coruña, no norte da Espanha. Antes do dia nove, a última escala do navio em Lisboa havia acontecido em 2016
165 apartamentos, piscina e teatro
O The World foi inaugurado em 2002 e conta com atrações de um navio de cruzeiros comum. Além de uma variedade de restaurantes, o navio possui uma piscina, lounges bem como um teatro e um spa.
O grande diferencial são as cabines, classificadas como apartamentos, que são bem maiores que a média. Assim, mesmo lotado, o navio carrega apenas cerca de 500 passageiros.
Com 43,188 toneladas, o número de passageiros é bem menor do que a média para este tamanho de navio. Os gêmeos Horizon e Zenith, por exemplo, operados pela Pullmantur, possuem cerca de 45,000 toneladas cada. Os navios, no entanto, tem capacidade para transportar até 1.752 passageiros cada.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Rui Agostinho