Estaleiro STX France volta a se chamar Chantiers de l’Atlantique

0
Chantiers de l'Atlantique
O SS Normandie foi construído em 1935, por um dos estaleiros que formaram o Chantiers de l'Atlantique

O lendário estaleiro de St. Nazaire voltou a usar seu nome mais tradicional no mês passado, após mais de uma década. Um dos maiores e mais antigos estaleiros do mundo, o Chantiers de l’Atlantique foi formado em 1955, após a união de dois estaleiros que remontam aos anos 1860.

Responsável pela construção de navios célebres e históricos, como os transatlânticos SS Normandie, SS France e RMS Queen Mary 2. O estaleiro ainda construiu mais recentemente toda a frota da MSC Crociere (com exceção dos dois navios da classe Seaside) e os dois maiores navios de cruzeiro da atualidade, Harmony of the Seas e Symphony of the Seas.

O SS France, posteriormente operado como Norway, é outro dos navios construídos pelo estaleiro

Localizado no Rio Loire, no Norte da França, o estaleiro tinha perdido seu nome tradicional devido a mudanças de propriedade. A partir de 1976, o estaleiro passou a ser controlado pelo conglomerado francês Alstom. Nesse período, ganhou o prefixo Alstom ao seu nome, sendo conhecido como Alstom Chantiers de l’Atlantique.

Noruegueses e sul-coreanos no comando

Em 2006, os franceses uniram forças aos noruegueses da Aker Group. A divisão naval da Alstom, Alstom Marine foi vendida para os norugegueses, criando a Aker Yards, que incluia estaleiros na França e Noruega. Nos dois anos seguintes, o estaleiro utilizou o nome Aker Chantiers de l’Atlantique.

Em 2004, o Queen Mary 2 foi entregue pelo estaleiro

Apenas dois anos depois, entretanto, a STX Corporation, da Coréia do Sul, comprou a Aker Yards, renomeando o grupo como STX Europe. O Chantiers de l’Atlantique passou então a ser conhecido como STX France.

Falência do STX Europe e negócio com os italianos

Enfrentando déficits constantes, o grupo STX se envolveu em dívidas e acabou por ir à falência – o que possibilitou nova venda do tradicional estaleiro francês. Este ano, o governo francês nacionalizou o negócio, assumindo sua propriedade em preparação para uma nova venda.

O Symphony of the Seas é o maior navio de cruzeiro do mundo e também foi construído no estaleiro

O grupo italiano Fincantieri foi selecionado como o comprador, em negócio que ainda não está totalmente finalizado. Apesar de dar o negócio como certo, o Fincantieri não é ainda o proprietário oficial do estaleiro. Enquanto as autoridades européias não autorizarem a transação, o negócio não pode ser finalizado.

A volta do antigo nome, no entanto, foi confirmada pelo ministro francês de econômia e finanças, Bruno Le Maire. No francês, Chantiers de l’Atlantique significa ‘Estaleiros do Atlântico’, nome escolhido em função da proximidade do estaleiro com o atlântico e suas águas profundas.

Atualmente, o estaleiro constrói as classes Meraviglia, da MSC, Edge, da Celebrity, e Oasis, da Royal Caribbean. Além disso, a partir de 2022, o Chantiers também entregará os navios da World Class, da MSC.

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui