O mais novo navio da Hurtigruten foi lançado ao mar na Noruega. Batizada Roald Amundsen, a embarcação será a primeira a entrar em serviço pela companhia desde 2015. Naquele ano, o Spitsbergen foi incorporado à frota da empresa norueguesa.
Originalmente agendada para este ano, a entrada em operação do Amundsen acontecerá agora apenas em em 2019. O estaleiro Kleven, encarregado pela construção, encontra-se em dificuldade financeira, o que afetou a construção de diversas embarcações. Assim, o navio da Hurtigruten será completado com um ano de atraso, em julho do próximo ano.
A cerimônia de lançamento, que aconteceu em fevereiro, foi realizada de forma tradicional. Posicionado em uma espécie de rampa, o navio escorregou para a água. Outro navio da Hurtigruten, o Lofoten, também participou do evento, fundeando próximo ao estaleiro.
Após o lançamento, o Roald Amundsen entrou em fase final de construção. Estão sendo montados os interiores das áreas públicas e cabines, enquanto os últimos detalhes são acertados antes da entrada em serviço. Uma vez finalizado, o navio operará cruzeiros de expedição na Antártica, Ártico bem como em outras áreas do globo.
Texto (©) Copyright Daniel Capella | Imagens (©) Hurtigruten