Com mais de 280 estrangeiros a bordo, entre passageiros e tripulantes, o Le Champlain atracou no Porto de Manaus pela primeira vez na última quinta-feira (6/12). Mais novo navio da frota da Ponant, o navio realizou a sexta escala da temporada 2018/2019 na capital amazonense.
No espaço do Flutuante das Torres, os turistas foram recepcionados por agentes da Prefeitura de Manaus. A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), e Empresa Estadual de Turismo do Governo de Amazonas (Amazonastur), providenciaram a entrega de guias bilíngues e brindes de artesanato.
No dia seguinte a sua chegada, o navio também recebeu uma placa de boas-vindas para celebrar sua primeira vinda à cidade.
Projetado especialmente para expedições, o Le Champlain iniciou seu itinerário em Caiena, na Guiana Francesa. O cruzeiro teve como destino final a cidade de Manaus. É parte de uma pequena temporada que a Ponant realizará na região, como anunciado por nós em junho.
Clique aqui para ler mais sobre os roteiros e o Le Champlain.
Franceses conhecem Manaus
A bordo, a maior parte dos passageiros era francesas. Entre casais de idosos e grupos de jovens, os turistas planejavam ter uma nova experiência com a natureza e a cultura na capital amazonense. A maioria estava acompanhada de guias exploradores do próprio navio, além de guias locais.
É o caso do canadense Sveng Robinson. “É uma visita muito curta, mas eu estou ansioso para conhecer a reserva florestal. Depois andar pela cidade, ver algumas das paisagens e dos locais famosos e conhecer as pessoas. Manaus é uma cidade com uma ótima reputação. Por isso estou empolgado”, afirmou.
Um dos roteiros dos turistas incluiu visita ao Museu da Amazônia, na Reserva Florestal Adolpho Ducke, saindo diretamente do Porto. Posteriormente, estava prevista ida ao Teatro Amazonas, já pela noite. Na sexta, os passageiros realizaram um city tour por atrativos turísticos da cidade, incluindo o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, o Palácio Rio Negro, e a Praça Heliodoro Balbi.
Acompanhado da esposa e de outro casal de amigos, o francês Jean (que preferiu não revelar o sobrenome), contou que espera se surpreender com a cidade. “Vamos andar pela cidade e observar um pouco dos hábitos e da cultura local. Não sabemos o que esperar, pois não conhecemos Manaus. É nossa primeira vez aqui, mas tenho certeza de que será agradável”, destacou.
Seven Seas Navigator e Viking Sea
Após receber novos passageiros, o Le Champlain deixou a capital amazonense no sábado (8/12). Seguiu rumo ao porto de Santarém, no Pará.
Ainda na sexta, o navio teve companhias de outras duas embarcações de cruzeiro, o Seven Seas Navigator e o Viking Sea.
Assim como o Champlain, os navios levaram passageiros estrangeiros para Manaus, em cruzeiros internacionais.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Manauscult) / Imagem (©) Copyright David Batista – Fundação Manauscult