A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Sustentável do Paraná quer atrair navios de cruzeiro para o estado. Para isso, estuda a logística necessária para a operação dos navios, além de quais atrativos turísticos podem ser explorados na região.
O estudo, relevado pela Agência de Notícias do Paraná, acontece em parceria com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, a Paraná Turismo, a MS Eco Cruises, a Prefeitura de Antonina e diretoria dos Portos do Paraná.
“O turismo é uma prioridade desse Governo e o turismo náutico no Litoral passa a ser uma grande porta de entrada para o desenvolvimento em todo o Estado”, disse o secretário Márcio Nunes.
De acordo com Nunes, o objetivo inicial para viabilizar a operação, é estruturar o melhor local de parada dos navios para que o estado possa ser também porto de embarque. No passado, o Porto de Paranaguá, principal do estado, chegou a receber passageiros em trânsito.
O diretor-presidente dos Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, diz que o desafio é grande. Para ele, os anos sem receber navios dificultam as coisas e a orientação do Governo é que se busque mais esse atrativo para o Litoral. “São projetos importantes e o que o Porto irá buscar é dar apoio operacional para isso”, afirmou.
Reuniões para avançar
Uma primeira reunião com os interessados no projeto foi realizada no último dia 29. De acordo com Nunes, o encontro foi um grande passo. “Se temos 1000 quilômetros para andar, andamos 1 quilômetro”, disse ele.
Agora, outros encontros técnicos serão realizados para levantamento das condições atuais e de mudanças necessárias. Representantes dos municípios, portos, empresas de navios, turismo bem como meio ambiente devem participar das reuniões.
Texto (©) Copyright Agência de Notícias do Paraná / Imagens (©) Copyright Appa e Governo do Paraná