A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Sustentável do Paraná quer atrair navios de cruzeiro para o estado. Para isso, estuda a logística necessária para a operação dos navios, além de quais atrativos turísticos podem ser explorados na região.

O estudo, relevado pela Agência de Notícias do Paraná, acontece em parceria com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, a Paraná Turismo, a MS Eco Cruises, a Prefeitura de Antonina e diretoria dos Portos do Paraná.

“O turismo é uma prioridade desse Governo e o turismo náutico no Litoral passa a ser uma grande porta de entrada para o desenvolvimento em todo o Estado”, disse o secretário Márcio Nunes. 

De acordo com Nunes, o objetivo inicial para viabilizar a operação, é estruturar o melhor local de parada dos navios para que o estado possa ser também porto de embarque. No passado, o Porto de Paranaguá, principal do estado, chegou a receber passageiros em trânsito. 

Sovereign faz sua estréia em Paranaguá

O diretor-presidente dos Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, diz que o desafio é grande. Para ele, os anos sem receber navios dificultam as coisas e a orientação do Governo é que se busque mais esse atrativo para o Litoral. “São projetos importantes e o que o Porto irá buscar é dar apoio operacional para isso”, afirmou.

Reuniões para avançar

Reunião inicial em 29 de maio

Uma primeira reunião com os interessados no projeto foi realizada no último dia 29.  De acordo com Nunes, o encontro foi um grande passo. “Se temos 1000 quilômetros para andar, andamos 1 quilômetro”, disse ele.

Agora, outros encontros técnicos serão realizados para levantamento das condições atuais e de mudanças necessárias. Representantes dos municípios, portos, empresas de navios, turismo bem como meio ambiente devem participar das reuniões. 

Texto (©) Copyright Agência de Notícias do Paraná / Imagens (©) Copyright Appa e Governo do Paraná

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *