Após divulgar detalhes da sua temporada 2020/2021 no Brasil no começo deste mês, a MSC Crociere publicou os itinerários da estação em seu site. Com a abertura das reservas marcadas para esta quarta-feira, a companhia também irá lançar o catálogo para a temporada hoje, durante a ABAV Expo, em São Paulo.
Confira, em primeira mão, detalhes dos itinerários, navio a navio:
MSC Grandiosa
A maior novidade da temporada, o MSC Grandiosa será o primeiro navio da classe Meraviglia a vir ao Brasil. Com seu lançamento marcado para novembro deste ano, a embarcação chega ao Brasil cerca de um ano depois.
Após navegar exclusivamente pelo Mediterrâneo desde sua inauguração (excluindo um inaugural entre o Norte da Europa e o Mare Nostrum), o MSC Grandiosa inicia sua travessia atlântica em Gênova. Com capacidade para até 6,300 passageiros, o navio inicia a viagem rumo a Santos no dia 10 de novembro de 2020.
Com 16 noites, a viagem inclui escalas em Barcelona, Lisboa, Arrecife, Tenerife, Salvador e Rio de Janeiro, além dos portos de embarque. A chegada em Santos está marcada para a manhã dia 26 de novembro. O primeiro cruzeiro oficial do navio na América do Sul, no entanto, só começa no dia 28 de novembro. O período entre o fim da travessia e a primeira viagem deve ser utilizado pela MSC para ações promocionais e o tradicional cruzeiro de batismo brasileiro.
Não estão previstos mini-cruzeiros com ida e volta a um mesmo porto na programação do Grandiosa. A partir do dia 28, o navio passa a realizar regularmente um itinerário de sete noites rumo a Salvador. A embarcação deixa Santos aos sábados, visitando Búzios, Salvador, Ilhéus e Ilha Grande, retornando a Santos já no sábado seguinte. Também será possível embarcar em Salvador, nas terças-feiras.
O roteiro será repetido, inclusive, no Natal, só mudando para o Ano Novo e o Carnaval. A saída de Réveillon parte no dia 26 de dezembro e inclui parada em Copacabana para queima de fogos. O itinerário prevê pernoite em Salvador e paradas em Ilha Grande e Búzios. Já o cruzeiro de Carnaval parte em 13 de fevereiro. Com sete noites, a viagem fará pernoite em Salvador entre segunda e terça, visitando também Ilhéus e Ilha Grande.
A travessia de fim de temporada ainda não está disponível.
MSC Preziosa
Retornando ao Brasil após duas temporadas ausentes, o MSC Preziosa será o navio dos mini-cruzeiros a partir de Santos, além de navegar partindo do Rio de Janeiro. Em outubro, navio realiza um inédita travessia Alemanha – Brasil, partindo do Porto de Hamburgo.
Com 21 noites, a viagem começa em 25 de outubro de 2020. Após escalas Le Havre, Southampton, La Coruña, Lisboa, Funchal, Funchal, Lanzarote, Tenerife, Salvador, Ilhéus, Búzios e Rio de Janeiro, o navio chega a Santos em 15 de novembro.
Após a chegada, o navio parte em seu primeiro roteiro comercial no mesmo dia, um mini-cruzeiro de 3 noites. Com escalas em Porto Belo e Balneário Camboriú, o cruzeiro é o primeiro de uma série de minis de 3 noites a partir de Santos. Estão previstas mais quatro viagens curtas com as mesmas escalas até o dia 1 de dezembro, quando o navio parte para o Rio de Janeiro.
O MSC Preziosa ainda realiza um mini a partir do Rio no dia 2, antes de iniciar seus roteiros longos a partir do Píer Mauá. Durante toda a alta temporada, o navio da classe Fantasia realizará viagens alternadas para o Prata e o Nordeste.
Os roteiros para o Sul tem 8 noites e escalam Ilhabela, Punta del Este e Buenos Aires, com pernoite neste último. Já os roteiros para o Nordeste tem 6 noites e escalas em Búzios, Ilhéus e Salvador. Também será possível embarcar em Salvador e em Buenos Aires, para roteiros de 14 noites com duas paradas no Rio. Enquanto o roteiro de Ano Novo segue para o Nordeste com parada em Copacabana, o de Natal visita a Argentina e o Uruguai.
Após encerrar seus cruzeiros partindo do Rio, no começo de março de 2021, o Preziosa volta a Santos. Estão previstos pelo menos seis cruzeiros de 3 e 4 noites com partida do porto paulista até 24 de março. As viagens visitam Porto Belo e Balneário Camboriú. A data de retorno para Europa e a travessia rumo ao Velho Continente não foram confirmadas.
MSC Fantasia
Em sua quarta temporada brasileira, o MSC Fantasia ficará dedicado a cruzeiros rumo ao Prata partindo de Santos pela primeira vez. Com 133 mil toneladas, o navio parte da Europa mais tarde, em 21 de novembro.
Sua chegada a Santos está marcada para o dia 13 de dezembro, após 21 noites de travessia. Durante a viagem transatlântica, a embarcação visita os portos de Gênova, de onde parte, Civitavecchia, Nápoles, Palermo, Barcelona, Palma de Mallorca, Málaga, Cádiz, Funchal, Las Palmas, Salvador, Búzios, Rio de Janeiro e Ilhabela.
Uma vez em seu porto-base, o navio já inicia seu itinerário regular rumo ao Prata. Com sete noites, a viagem inclui paradas em Montevideo, Punta del Este e Buenos Aires – esta última com pernoite. O horário de chegada na cidade, no entanto, foi alterado em relação ao itinerário de 2019/2020. O Fantasia chegará à capital argentina apenas às 11h da manhã.
O MSC Fantasia parte de Santos rumo ao Prata todos os domingos até, pelo menos, o dia 28 de fevereiro. Os roteiros de Carnaval, Natal e Ano Novo serão iguais aos do restante da temporada. Assim como ocorre com o Grandiosa e o Fantasia, a partida do Brasil ainda não está definida.
MSC Sinfonia
Após estrear roteiros partindo de Itajaí em 19/20, o MSC Sinfonia retornará para a cidade catarinense em 2020/2021. Parte da classe Lirica, o navio parte de Veneza rumo ao Brasil, no dia 13 de novembro de 2020.
Com 21 noites, o cruzeiro rumo ao Brasil faz escalas em Valletta, Messina, Civitavecchia, Barcelona, Casablanca, Tenerife, Salvador, Rio de Janeiro e Santos, antes de chegar em Itajaí no dia 4 de dezembro. Nesse dia começa sua rota regular que tem 7 noites e escalas em Buenos Aires e Montevideo, além de passagem por Santos, onde também é possível embarcar.
O roteiro parte todas as semanas de Itajaí até, pelo menos, 13 de março. Além dos portos brasileiros, também será possível iniciar a viagem em Montevideo ou Buenos Aires.
O destaque da programação fica para o cruzeiro de Ano Novo, que terá 8 noites e parada em Santos para queima de fogos. Além de escalar em Buenos Aires, Montevideo e Ilhabela, o navio realizará pernoite na cidade santista na noite da virada. Não está claro se o navio fundeará na barra para assistir aos fogos, ou se atracará no porto.
O MSC Sinfonia também não teve sua programação de retorno divulgada até o momento.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright MSC e Daniel Capella
Entrei para olhar os valores e eu esperava ter alguma promoção, tipo 2° hospede gratis, ou desconto por compra antecipada, e infelizmente até o momento nada consta no site.
Por que a MSC não navega para Recife?
Recife e Alagoas seria um bom roteiro mesmo, mas infelizmente quando fazem mudanças, elas são mínimas, compensam pra companhia ou pra cidade, prós turistas não compensam muito..
Realmente chama a atenção que nem os navios de menor porte passem por outros portos do Nordeste, além de Salvador e Ilhéus, em suas travessias. Certamente é uma pauta para trabalharmos!