O ano de 2020 será marcado pela entrada em operação de um total de 25 novos navios de cruzeiro. De acordo com a Cruise Industry News, as novas embarcações representarão 38,000 leitos ao mercado.
Enquanto o maior será o Mardi Gras, com capacidade para 5,200 passageiros, o menor será o Coral Geographer, que terá capacidade para 120 hóspedes.
Selecionamos os principais e mais interessantes navios que entrarão em operação durante o ano. Confira:
-
Fridtjof Nansen
Companhia: Hurtigruten
Tonelagem: 20,890
Passageiros: 530
Entrada em operação: Março (entrega em dezembro)
Estaleiro: Kleven – Noruega
O Fridtjof Nansen merece destaque por suas características técnicas. Primeiro a ser entregue em 2020, o navio tem capacidade para cerca de 530 passageiros em ocupação dupla e foi projetado para cruzeiros de expedição, especialmente na região dos polos.
Dessa forma, foi pensado para impactar o meio ambiente da menor forma possível, adotando um novo sistema de propulsão híbrido. Com centenas de baterias, o Nansen é capaz de navegar por cerca de 30 minutos, diminuindo o consumo de combustível em cerca de 20%.
O navio ainda conta com uma área de observação na proa com espaços internos e externos e também um centro de estudo científico (foto), voltado para a flora e fauna dos destinos visitados.
-
Seven Seas Splendor
Companhia: Regent Seven Seas
Tonelagem: 56,000
Passageiros: 754
Entrada em operação: Janeiro
Estaleiro: Fincantieri – Itália
Projetado para cruzeiros de luxo, o Seven Seas Splendor será o quinto navio da frota da Regent Seven Seas. De acordo com a companhia, o navio aperfeiçoa o conceito de ‘navio mais luxuoso do mundo’, que foi introduzido com o Seven Seas Explorer em 2016.
Entre suas principais características está a variedade de restaurantes de especialidade – todos incluídos na tarifa do cruzeiro, a decoração luxuosa e as cabines espaçosas. Um dos grandes destaques do navio, inclusive é Regent Suite (foto).
Considerada uma das maiores cabines a bordo de um cruzeiro, a cabine tem 413m², com dois quartos, piano de cauda, duas varandas e até mesmo um spa particular!
-
Scarlet Lady
Companhia: Virgin Voyages
Tonelagem: 110,000
Passageiros: 2,770
Entrada em operação: Março
Estaleiro: Fincantieri – Itália
Um dos navios de maior destaque de 2020 é o Scarlet Lady. Em construção na Itália, se tornará o primeiro da frota da Virgin Voyages quando entrar em operação no Caribe em Março. Um protótipo, o Scarlet é o primeiro de quatro gêmeos e introduz novos conceitos e atrações.
Dedicado a cruzeiros apenas para adultos, conta com 20 restaurantes ou lanchonetes – todos incluídos no valor do cruzeiro, um estúdio de tatuagens e uma área de piscina voltada a exercícios físicos (foto).
Os interiores foram projetados por dez escritórios de arquitetura diferentes, todos sem experiência anterior na indústria de cruzeiros. De acordo com a Virgin, este fator fará com que o navio seja totalmente diferente de todos os outros.
-
Silver Origin
Companhia: Silversea
Tonelagem: 5,739
Passageiros: 100
Entrada em operação: Março
Estaleiro: De Hoop – Holanda
O Silver Origin é o segundo navio da história a ser projetado para cruzeiros nas Ilhas Galápagos. Recentemente adquirida pela Royal Caribbean, a Silversea criou o navio com base no Celebrity Flora – que revolucionou os cruzeiros na região.
Com foco em viagens de exploração, o navio substitui o Silver Galapagos, que deve deixar a frota da companhia de alto luxo. A capacidade será de 100 passageiros, todos acomodados em suítes com varanda. Algumas categorias contarão até mesmo com banheiros e chuveiros com vista para o mar.
Das áreas públicas, um dos destaques é o Explorer Lounge (foto), que conta com espaço interno e também externo. O navio ainda conta com tecnologia limpa que inclui o sistema de posicionamento dinâmico, o que o permite se manter em uma posição sem lançar âncora e, portanto, sem interferir no ecossistema.
-
Celebrity Apex
Companhia: Celebrity Cruises
Tonelagem: 129,500
Passageiros: 2,900
Entrada em operação: Abril
Estaleiro: Chantiers de l’Atlantique – França
O Celebrity Apex é o segundo navio da classe Edge, da Celebrity Cruises. Em construção na França, o navio terá as mesmas características de seu gêmeo, incluindo a decoração contemporánea e revolucionária.
O grande destaque das atrações do Apex é o Magic Carpet, um lounge externo que se move verticalmente entre os decks do navio e ganha diferentes funções. Por exemplo, quando no deck mais alto, funciona como restaurante panorâmico, quando na linha d’água, é ponto de embarque para os tenders. Se está no deck da piscina, é uma extensão da área externa.
O navio ainda terá as varandas infinitas, que possibilitam ao passageiro abrir totalmente a cabine ao mar. Outro diferencial é o Eden, espécie de jardim de inverno de três andares com vários ambientes, um bar e um restaurante.
-
Le Bellot
Companhia: Ponant
Tonelagem: 10,000
Passageiros: 180
Entrada em operação: Abril
Estaleiro: Vard – Romênia e Noruega
O Le Bellot é o terceiro navio da classe Explorer, da Ponant. Projetado para expedições de luxo, o navio tem capacidade para apenas 180 passageiros e as características necessárias para navegar na região dos polos.
Seu grande diferencial é um lounge subaquático, que conta com janelas para o exterior. De acordo com a companhia, é possível observar a fauna marinha do local, que foi projetado para lembrar uma baleia. Um microfone ainda capta os sons externos e os transmite para o lounge, que se chama Blue Eye.
O Bellot ainda conta com piscina de borda infinita, marina retrátil para destinos tropicais e decoração minimalista. O navio ganha um gêmeo ainda em 2020, o Le Jacques Cartier.
-
Crystal Endeavor
Companhia: Crystal Cruises
Tonelagem: 19,800
Passageiros: 200
Entrada em operação: Maio
Estaleiro: MV Werften – Alemanha
O Crystal Endeavor é o primeiro novo navio oceanico a entrar em serviço pela Crystal Cruises em mais de uma década. Construído como um mega yacht de luxo, realizará cruzeiros em destinos remotos, que incluem as regiões polares.
O navio contará com apenas 100 suítes com varanda, seis restaurantes diferentes, um spa de grande porte e produto all-inclusive. Para as expedições, terá dois helicópteros, um submarino e uma marina retrátil.
Um destaque das áreas públicas é o deck da piscina, que será totalmente coberto por vidro. Com dois andares, a área contará com jacuzzis e também um restaurante.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Hurtigruten, RSSC, Daniel Capella, Virgin, Silversea, Celebrity, Ponant e Crystal