Repercussão QM2 em Santos: “Realização de um sonho”

0
Navio é recepcionado por frota de barcos em São Francisco, nos EUA

O anúncio da vinda do Queen Mary 2 a Santos em 2022 chamou a atenção do público da cidade e região. Apesar de já ter vindo para o Brasil em outras ocasiões, lendário Queen da Cunard Line nunca visitou o principal porto nacional. 

Herdeira da tradição da White Star Line, companhia com a qual se fundiu nos anos 1930, a Cunard tem uma legião de fãs em todo o mundo, incluindo no Brasil. Enquanto nosso site registrou milhares de acessos no post, seguidores do navio, historiadores do assunto e entusiastas repercutiram e se entusiasmaram com a novidade.

Visto no Rio de Janeiro, Queen Mary 2 visitou o Brasil pela última vez em 2016

 

Um deles é Victor Vila, fundador da Sociedade Histórica Brasileira do Titanic e pesquisador naval. Formado em Publicidade, curador de uma coleção particular de itens e artefatos navais históricos, Vila deu um depoimento ao site sobre a escala. Confira, na íntegra: 

“A vinda do lendário RMS Queen Mary 2 a Santos em fevereiro de 2022 só pode ser descrita como um evento de absoluta importância histórica. Nem mesmo eu em meus sonhos mais insanos, imaginaria que tal ilusão pudesse se tornar uma realidade. Trata-se do maior transatlântico (ou Ocean Liner) de todos os tempos e talvez do último grande representante desta tão prestigiada, porém infelizmente defasada, forma de viajar. É possivelmente o navio mais famoso do mundo na atualidade, posição de destaque herdada de seu famigerado companheiro dos mares, o já aposentado RMS Queen Elizabeth 2.

Victor trabalha em desenho do Titanic

O navio leva o nome em homenagem a seu prestigiado e venerável antecessor, o Queen Mary de 1936, que em seus tempos áureos certamente foi o estereótipo de navio de passageiros na mente de muitas pessoas ao redor do mundo. Infelizmente o Queen Mary original nunca visitou Santos, e na verdade, a única oportunidade que o balneário paulista teve de receber o navio foi por ocasião de sua última viagem rumo a Long Beach, contornando a América do Sul via Cabo Horn em 1967.

A visita não ocorreu pois o calendário da viagem, que teve apenas 35 dias, foi extremamente apertado e por isso Santos foi cortada do roteiro original. Inclusive, a Cunard fez estudos em conjunto com o presidente da Praticagem de Santos, o já falecido Gerson da Costa Fonseca, para tentar viabilizar a façanha de fundear o lendário transatlântico na região da Ilha das Palmas, local que no passado, por conta de sua profundidade ideal, abrigou gigantes dos mares como o SS Bremen (1928) e o SS Nieuw Amsterdam (1937).

Queen Mary em NY; navio foi construído na década de 1930

O Queen Mary original acabou aposentado e, passados mais de 50 anos desde sua última viagem que passou pelo Brasil, se mantém até os dias de hoje como um hotel e museu na Califórnia. Dentre os itens que foram removidos de sua posição original no navio e acabaram preservados em exposição abordo, estava uma de suas potentes buzinas (ou horn) do tipo Tyfon, que podiam ser ouvidas há mais de 10 milhas (16km) de distancia em mar aberto.

Quando a Cunard Line em conjunto com a Carnival decidiu construir um novo super transatlântico no início dos anos 2000, foi com extrema emoção que a companhia solicitou a prefeitura de Long Beach a buzina do antigo Queen Mary para ser honrosamente instalada e posta em operação novamente, abordo do novíssimo RMS Queen Mary 2. Passados quase 20 anos desde sua viagem inaugural, o flagship da Cunard Line ainda opera orgulhosamente esta buzina, preservando sonoramente “a alma” de seu antecessor em cada porto que atraca no mundo!

Que melhor modo de explicar a sensação, a emoção deste evento, do que ter em Santos a presença de um dos maiores e mais famosos navios de passageiros do mundo, e que carrega consigo “o espírito glorioso” de seu antigo antecessor? Sinto que assim, poderei poeticamente me permitir retornar a 1967, e presenciar um momento que simplesmente só pode ser descrito como…. UM SONHO!”


Como anunciamos em primeira mão, o Queen Mary 2 virá a Santos no dia 8 de fevereiro de 2022, em cruzeiro internacional. Saiba mais: 

Queen Mary 2 terá embarque em Santos em 2022

 

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui