A deputada federal Rosana Valle quer discutir com o Ministério da Saúde as medidas que devem ser adotadas em relação à próxima temporada de cruzeiros marítimos no Brasil.
De acordo com o Diário do Litoral, a parlamentar solicitou uma videoconferência com o ministro da pasta, Eduardo Pazuello, no último dia 20. O objetivo, diz o jornal, é saber quais processos, medidas, protocolos e ações conjuntas serão tomados pelas autoridades e operadores para para garantir a segurança dos envolvidos na operação dos navios, além de seus passageiros e da população das cidades portuárias visitadas.
Mantida pelas companhias de cruzeiro, a temporada brasileira deve começar no dia 15 de novembro. Até o momento, estão confirmadas a vinda de sete navios para viagens regulares no país.
Ao pedir a reunião, Rosana lembrou o caso do Diamond Princess, que enfrentou surto da doença em fevereiro, no Japão, e disse que a pandemia de COVID-19 trouxe impacto negativo para o setor de cruzeiros.
“Estigmatizados, os transatlânticos tornaram-se séria ameaça, em razão do medo que tomou conta da população, provocando uma reação das prefeituras de cidades portuárias e autoridades de saúde. Com a retração do setor, ocorreram os prejuízos estimados em bilhões de dólares”, disse a deputada ao Diário.
A deputada ainda pediu a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio; do presidente da ANVISA, Antônio Barra Torres; de representantes da Autoridade Portuária de Santos; da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo; das prefeituras de Santos, São Sebastião e Ilhabela; além de representantes da CLIA, da MSC, da Costa e do Concais.
Atualização: Em contato com o Portal WorldCruises.com, a equipe de Rosana Valle confirmou a reunião para o dia 16 de Setembro. A conferência acontecerá em Brasília e contará com membros do Ministério da Infraestrutura, da Saúde e do Turismo, além das operadoras de navios.
Ainda de acordo com a equipe, o objetivo da reunião é viabilizar a retomada dos cruzeiros, tendo como exemplo a Europa, onde os cruzeiros voltaram a navegar em Agosto.
Cruzeiros foram vetados pelo Governo Federal
Através do Ministério da Saúde, o Governo Federal chegou a vetar a realização de cruzeiros marítimos em águas nacionais para evitar transmissão do novo coronavírus. A medida foi anunciada em 13 de março, quando a temporada nacional 2019/2020 ainda estava em andamento.
Diante da situação, companhias como a Costa Crociere cancelaram viagens, encerrando suas temporadas mais cedo.
No dia seguinte, no entanto, o governo recuou da decisão, passando a liberar autoridades de saúde locais a ‘analisar caso a caso’ as liberações.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com info de Diário do Litoral) / Imagem (©) Copyright Daniel Capella
Por favor de ido as medidas da Costa cancelar seus Cruzeiros 2020 e 21 no Brasil , milhares de brasileiros estão lesados. Considero um absurdo ficarem com nosso dinheiro por mais de 2 anos e se optarmos por transferir para o mesmo perfil e tem por de duração termos q pagar diferença. Afinal ela de uma maneira ou outra aplicou e ou utilizou nosso dinheiro, isso É um estelionato…. Estou falando de milhares de passageiros.