Na mais recente rodada de cancelamentos do setor de cruzeiros, duas companhias anularam diversos itinerários na América do Sul. Operando com hóspedes de vários países, a Azamara Cruises e a Norwegian Cruise Lines cancelaram a totalidade de suas temporadas 2020/2021 na região.
Norwegian Cruise Line
A Norwegian Cruise Line planejava trazer o Norwegian Star para a América do Sul pela segunda vez consecutiva. De médio porte, o navio realizaria roteiros pela Patagônia, Chile e Terra do Fogo entre dezembro de 2020 e março de 2021.
O Norwegian Star ainda estrearia no Brasil, realizando as primeiras escalas da NCL em território nacional desde 2017. A passagem pelo país era parte da travessia Europa – Argentina do Star e incluía paradas em Recife e Rio de Janeiro, em dezembro.
Com o cancelamento da totalidade da temporada, o navio teve todas as suas viagens até 16 de abril, quando parte em itinerário pelo Norte da Europa.
A NCL também cancelou os cruzeiros do Norwegian Dawn e do Norwegian Spirit até março do próximo ano. O restante da frota, no geral, tem viagens canceladas apenas até o fim de novembro.
Apesar dos cancelamentos, o Norwegian Star deve estrear no Brasil em 2021/2022. Para a temporada, a Norwegian Cruise Line pretende, inclusive, realizar embarques no país.
Azamara Cruises
Parte do Grupo Royal Caribbean, a Azamara Cruises cancelou toda a sua operação mundial até março de 2021. Dentro da programação anulada, a companhia tinha agendada uma temporada pela América do Sul com o Azamara Quest.
O navio, que tem capacidade para cerca de 800 passageiros, iria ficar na região entre novembro e meados de março. No período, deveria visitar diversos portos da região, em roteiros com passagem por Uruguai, Argentina, Chile, Antártica e Brasil.
Por aqui, estavam agendadas escalas em diversos destinos nacionais, incluindo Santos, Parati, Búzios, Ilhabela, Vitória e Rio de Janeiro. No Rio, inclusive, o navio assistiria a queima de fogos em Copacabana, na noite de Ano Novo. Depois, voltaria ao Pier Mauá para o Carnaval de 2021.
Agora, todos os planos estão cancelados. O navio deve voltar a navegar apenas em 20 de março, com um cruzeiro entre Lisboa e Civitavecchia.
A Azamara Cruises deve voltar à América do Sul na temporada 2021/2022, com o próprio Azamara Quest.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Norwegian Cruise Line e Daniel Capella