Querido do público brasileiro, o MSC Preziosa completa oito anos neste mês. O navio da MSC Crociere entrou em operação em 13 Março de 2013, se tornando o quarto e último navio da classe Fantasia. 

Construído pelo estaleiro francês Chantiers de l’Atlantique, o navio conta com uma história um tanto incomum. Originalmente, foi encomendado por uma estatal da Líbia, que era, até então, governada pelo ditador Muammar Gaddafi. 

Antes de ser comprado pela MSC, navio teria tanque com seis tubarões

A empresa assinou contrato com o estaleiro em 2010 e pretendia batizar o navio com o nome Phoenicia. Os planos para a embarcação nunca foram revelados oficialmente, mas, na época, suponha-se os líbios pretendiam iniciar uma companhia de cruzeiros de luxo no mundo árabe.

Uma das especificações do projeto, que era supervisionado por um dos filhos de Gaddafi, era a criação de um tanque para tubarões de 120 toneladas, na área da recepção. 

Com a Primavera Árabe, no entanto, o país africano desistiu da construção e o casco incompleto da embarcação foi vendido para a MSC em 2012. 

Em 23 de Novembro de 2013, MSC Preziosa estreia no Porto de Santos

A companhia italiana optou por modificar o projeto, de forma a deixar o navio – agora batizado MSC Preziosa – mais similar aos outros navios da classe Fantasia. 

Com a construção concluída, o navio foi batizado em Gênova, na Itália, no dia 23 de Março de 2013. Serviu como madrinha a atriz e cantora italiana Sophia Loren, que também batizou praticamente toda a frota da MSC Crociere. 

Projeto original da Classe Fantasia evolui 

Navio também foi um dos últimos de grande porte a navegar em Veneza, antes da cidade italiana restringir o acesso ao seu porto para embarcações menores

Apesar de ter sido alterado para ficar mais similar ao dos navios originais da classe Fantasia, o projeto do Preziosa conta com alterações significativas. Foi, por exemplo, o primeiro da MSC a contar com um toboágua longo – o Vertigo, que, com 120 metros, era então maior atração do tipo em um navio de cruzeiro. 

O tobogã fica na mesma área que um parque aquático infantil, o primeiro em toda a frota da MSC. 

Além disso, teve a capacidade ampliada com o aumento do número de cabines em algumas regiões do navio que foram alargadas. O navio também ganhou mais lojas – que substituíram áreas como o cigar lounge e a biblioteca no design original. 

O Preziosa ainda trouxe duas atrações que já haviam sido introduzidas no MSC Divina – uma piscina de borda infinita na popa e uma pista de boliche no Sports Bar. 

Para ler mais sobre as diferenças do navio em relação a seus gêmeos, clique aqui

Estreia no Brasil com oito meses

Após entrar em operação em Março de 2013, o MSC Preziosa estreou no Brasil naquele mesmo ano. Ao chegar ao país oito meses depois, se tornou um dos mais novos navios a realizar uma temporada voltada ao mercado local. 

Antes de iniciar os cruzeiros regulares por aqui, no entanto, o navio passou por uma cerimônia de batismo nacional. Com a madrinha nacional Xuxa Meneghel, foi inaugurado no Porto de Santos, no dia 27 de Novembro.

O Portal WorldCruises.com esteve a bordo na ocasião e registrou o evento – que também contou com apresentação da Banda Eva e outros convidados. 

Xuxa Meneghel durante cerimônia a bordo em 2013

Após retornar em 2014/2015, o navio ainda fez mais duas temporadas no Brasil entre 2016 e 2018.

Mais recentemente, deveria ter retornado ao país para a temporada 2020/2021, estreando embarques no Rio de Janeiro. A pandemia de COVID-19, no entanto, cancelou toda a operação.

Para ler mais sobre o MSC Preziosa e suas características, além de conferir fotos do navio e seus interiores, clique aqui

https://portalworldcruises2.com/msc/msc-preziosa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *