A MSC Crociere anunciou nesta semana que passará a oferecer cruzeiros pela Arábia Saudita. As viagens começam já na temporada 2021/2022 e são fruto de uma parceria com a Cruise Saudi, empresa do Fundo de Investimento Público Saudita que busca desenvolver o país como destino de cruzeiros.
Para marcar a parceria um acordo foi assinado em Riad, a capital saudita, por Fawaz Farooqui, Diretor Geral da Cruise Saudi, e Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da MSC Crociere.
Com a parceria, as empresas esperam transportar um total de 170.000 hóspedes na Arábia Saudita na próxima temporada, usando dois navios diferentes.
MSC Magnifica em novo roteiro pelo Mar Vermelho
Pelos termos do documento assinado, o MSC Magnifica ficará baseado no Porto de Jeddah, oferecendo itinerários de sete noites pelo Mar Vermelho. As viagens começam em novembro deste ano e seguem até março de 2022.
De acordo com comunicado à imprensa, Jeddah é o maior centro comercial e uma das maiores cidades da Arábia Saudita, além de ser o segundo maior porto do Oriente Médio e possuir um Patrimônio Mundial da UNESCO.
Os roteiros visitarão diferentes destinos da região, incluindo outros três portos sauditas. Entre estes, a MSC destaca o porto de AlWajh, que receberá escalas semanais e é porta de entrada para AlUla, outro Patrimônio Mundial da UNESCO.
A companhia também destacou o Grande Prêmio da Arábia Saudita de Fórmula 1 de 2021, que ocorre no dia 5 de dezembro em Jeddah. Os hóspedes do MSC Magnifica terão a chance acompanhar o evento esportivo durante um dos cruzeiros do navio.
Roteiro do Oriente Médio com nova escala
Além dos novos cruzeiros pelo Mar Vermelho, a MSC também passará a oferecer escalas na Arábia Saudita durante seus cruzeiros pelo Oriente Médio. Em seus itinerários de 7 noites com partida de Dubai, o MSC Virtuosa passará a visitar também Dammam, porto próximo ao oásis de AlAhsa, outro local Patrimônio Mundial da UNESCO.
O MSC Virtuosa fará escalas neste novo destino todas as semanas de dezembro de 2021 a março de 2022.
Parceria de longo prazo
Ao falar sobre a assinatura do acordo, Farooqui disse: “Estamos muito satisfeitos por trabalhar com a MSC Cruzeiros e desejamos de estabelecer uma parceria de longo prazo. Esperamos explorar oportunidades para aumentar o número e o tamanho dos navios que operarão nas rotas sauditas no futuro. A Arábia Saudita tem muito a oferecer aos visitantes, e a nova colaboração abrirá portas para que viajantes de todo o mundo estejam entre os primeiros a experimentar o rico patrimônio saudita e sua calorosa hospitalidade. Enquanto isso, ao receber turistas internacionais nesses destinos emergentes, serão criadas novas fontes de renda para as comunidades locais”.
Vago disse: “Tendo testemunhado em primeira mão a riqueza do patrimônio local, estou impressionado com a capacidade da Arábia Saudita de preservar suas tradições e cultura e torná-las disponíveis para o mundo ver. Estou muito feliz que a MSC Cruzeiros estará em uma posição de contribuir para a abertura do Reino aos visitantes internacionais ao se tornar um dos principais destinos de cruzeiros e não vejo a hora de ajudar turistas de todo o mundo, bem como do Reino, a descobrir as incríveis maravilhas que este país tem a oferecer, incluindo a beleza intocada seu litoral e locais históricos”.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de MSC) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e MSC