Os navios de cruzeiro podem ganhar 15 novos paradas para navios de cruzeiro nos próximos anos. Trabalhando para diversificar as opções de escala no país, a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil) tem atuado junto a autoridades locais e regionais para viabilizar os novos destinos.
As tratativas estão em diferentes estágios e incluem cidades em todas as regiões do Brasil.
“Em Santa Catarina estamos avançando com Penha. Tem também São Francisco do Sul voltando, além de Imbituba, Florianópolis, Bombinhas. No Paraná temos Ilha do Mel e estamos conversando com o pessoal lá de Paranaguá (…) estão sendo super receptivos”, disse Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil.
No Rio de Janeiro, as cidades incluem Paraty e Arraial do Cabo, enquanto o Espírito Santo pode entrar na rota dos navios com sua capital, Vitória.
A Bahia é um dos estados com mais postulantes a escalas. De acordo com Ferraz, existem tratativas com Barra Grande, Morro de São Paulo e Itaparica. O estado também voltará a receber cruzeiros em Porto Seguro, depois de mais de dez anos. “Serão duas escalas no começo do ano que vem e mais três no fim. Porto Seguro voltando como um destino importante”, explicou.
Ainda no Nordeste, a CLIA trabalha com Aracajú (SE) e Porto de Galinhas (PE). Esse último, detalha Ferraz, poderia utilizar a infraestrutura de Ipojuca, cidade próxima ao Porto de Suape.
“Temos muitas conversas, até dentro do amazonas, com novos destinos também”, disse o presidente.
Em 2019, em entrevista exclusiva com o Portal WorldCruises.com, Ferraz já havia comentado os esforços para a diversificação das paradas no Brasil. Na ocasião, ele detalhou o estágio das conversas com 11 destinos diferentes.
Melhora da infraestrutura em outros destinos
Falando na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, Marco Ferraz também destacou os esforços para aperfeiçoar a estrutura existente nas paradas atuais dos cruzeiros.
As iniciativas incluem a dragagem do Porto de Ilhéus e a construção de um terminal de cruzeiros em Maceió, de acordo com o presidente da CLIA Brasil. Além disso, existem conversas para a construção de um novo terminal também em Ilhéus, disse ele.
“Os navios estão crescendo e nós temos que ter um certo investimento nisso, em infraestrutura. Em Itajaí, onde investiram em dragagem, já teremos dois navios operando na próxima temporada”, acrescentou, destacando o trabalho do Ministério da Infraestrutura, da Secretaria de Portos e do Estado de Santa Catarina.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Erik Azevedo e Daniel Capella