Os portos baianos de Salvador e Ilhéus receberão um total de 109 escalas na temporada 2021/2022. A previsão foi divulgada pela Secretaria Estadual de Turismo da Bahia, que, na última semana, se reuniu com representantes da CLIA Brasil.
De acordo com o órgão, a retomada do turismo nacional traz uma perspectiva promissora para a próxima estação de cruzeiros, que começa em 31 de outubro e termina em 19 de abril do próximo ano. As informações foram apresentadas ao secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar, em encontro virtual.
A programação, que ainda depende da aprovação dos protocolos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, prevê sete navios visitando Salvador e quatro visitando Ilhéus. De acordo com dados da Companhia Docas do Estado da Bahia, a Codeba, as embarcações farão 80 escalas em Salvador e 29 em Ilhéus.
Ainda de acordo com a secretaria de turismo baiana, a previsão de escalas inclui principalmente navios da MSC Crociere e da Costa Crociere. Entre eles, o Costa Diadema, o MSC Seaside, o Costa Fascinosa e o MSC Splendida.
Salvador entre os principais destinos para cruzeiros do país
Salvador está, ao lado do Rio de Janeiro e de Santos, entre os três principais destinos dos navios de cruzeiro em todo o Brasil, diz a Setur-BA. “Salvador é o ponto alto dos nossos roteiros, tem um apelo muito grande, inclusive um apelo comercial, de vendas”, disse Márcia Leite, diretora de operações da MSC.
Já em em Ilhéus, a programação depende ainda de ajustes de operação e logística a serem realizados no porto. “Estamos à disposição para intermediar as negociações com autoridades e representações locais para resolver questões como a dragagem em Ilhéus (…) Embora medidas protocolares devam ser observadas para a segurança de todos, vale lembrar que o planejamento também deve considerar o quadro da pandemia na temporada”, disse Maurício Bacelar.
“Os cruzeiros marítimos são de grande importância para o turismo baiano, pois permitem que milhares de passageiros circulem pelas cidades, fazendo compras, consumindo em bares e restaurantes, movimentando assim a economia”, acrescentou.
Além disso, lembra o secretário, 87% dos cruzeiristas que visitam a Bahia querem voltar em outras temporadas.
A Bahia também prevê adicionar quatro novos portos ao roteiro dos navios nas próximas temporadas.
Protocolos irão ditar retomada
Segundo o presidente da CLIA Brasil Marco Ferraz, todos os cuidados estão sendo tomados para oferecer aos passageiros o máximo de segurança na retomada. Entre as medidas projetadas, estão higienização aumentada para as cabines, além de troca de filtros do ar-condicionado a bordo.
Ainda de acordo com o presidente da CLIA Brasil, os navios passarão a oferecer estrutura médica para monitorar possíveis casos de contaminação pela COVID-19 e também cabines especialmente designadas para isolar e atender possíveis casos de pessoas infectadas.
O serviço médico das embarcações ainda se comunicará com unidades hospitalares dos municípios, para se preparar em casos de necessidade de atendimento avançado.
Outra medida importante, é a testagem para detecção do novo coronavírus, que será realizada em 100% dos hóspedes e tripulantes. Os cuidados com uso de máscara e álcool em gel e com o distanciamento também serão observados.
“O avanço da vacinação nos deixa otimistas para a temporada”, disse Ferraz.
“Estamos definindo um cronograma para que nos próximos meses possamos ter a aprovação da temporada, confiantes de que os procedimentos de segurança preparados possam atender aos mais altos graus de exigência”, acrescentou.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Governo da Bahia) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Tatiana Azeviche