Após dois anos no limbo, Zenith deve voltar a navegar em 2022

0
Zenith
Zenith é visto na Grécia, já com as cores da Peace Boat Organization

Vendido pela Pullmantur Cruceros, o Zenith pode voltar a operar em 2022, após mais de dois anos no limbo. Apesar de ter anunciado anteriormente que não tinha mais planos para o navio, seu atual proprietário, a Peace Boat Organzation parece estar pronta para reeincluí-lo em sua programação.

De volta ao site da organização japonesa, o navio deve ter seus novos roteiros anunciados em breve. Construído em 1992, o Zenith tem 47,413 toneladas e capacidade para até 1,828 passageiros. Entre 2007 e 2020, navegou para a Pullmantur, servindo o mercado espanhol e também o brasileiro, com diversas temporadas nacionais no período. 

Após entrar na frota da companhia sem fins lucrativos em 2020, o Zenith tinha acabado sendo substituído antes mesmo de entrar em operação. Baseada no Japão, a Peace Boat pretendia começar a operar a embarcação em abril do ano passado, após uma breve remodelação em um estaleiro grego. 

Enquanto a atualização na Grécia chegou a ser efetuada, o navio acabou não recebendo passageiros até o momento. Declara algumas semanas antes da primeira viagem, a pandemia de COVID-19 causou a paralização de toda operação mundial de cruzeiros e levou ao cancelamento da programação inaugural do Zenith.

Pacific World foi comprado pela Peace Boat durante a pandemia

Embora originalmente mantivesse sua intenção de voltar a operar o navio assim que as condições sanitárias melhorassem, a Peace Boat acabou comprando outra embarcação alguns meses depois

Em setembro, aproveitando a baixa nos preços dos navios de cruzeiro, a organização adquiriu o antigo Sun Princess. Na época, a marca afirmou que a compra era uma oportunidade de melhorar seu produto, com um navio significantemente maior e mais moderno.

A Peace Boat também afirmou que seu plano era operar o antigo navio da Princess com o nome de Pacific World, substituindo os dois navios que compunham sua frota naquele momento. 

Enquanto o Zenith permaneceu imobilizado na Grécia desde então, seu companheiro de frota, o antigo Ocean Dream, foi encalhado para desmanche no começo de 2021

Horizon segue com futuro incerto

Horizon continua imobilizado na Grécia

Outro sobrevivente da insolvência da Pullmantur, o Horizon segue no limbo. Diferente do que diziam os rumores na época em que a companhia entrou em recuperação judicial, o navio não se juntou a seus companheiros de frota em sucateiros turcos, mas seguiu para a Grécia. 

Enquanto o Sovereign e o Monarch eram encalhados na praia de Aliaga para desmanche, o Horizon seguiu para Piraeus, porto próximo à capital Atenas. Após algumas escalas no local, seguiu para a Baía de Eleusis, onde se encontra imobilizado desde agosto.

A embarcação não parece ter sido vendida, já que o registro de sua propriedade segue com a RCL Horizon LLC, uma empresa do Grupo Royal Caribbean – uma dos sócios da Pullmantur. 

O navio, no entanto, foi retirado da sociedade que o classificava até o ano passado. Em seu livro de registros, a DNV GL afirma que a retirada foi solicitada pelo proprietário, sem revelar o motivo específico para a operação. 

Dez meses depois, Horizon continua na Grécia

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Taka Chari, Peace Boat e Pullmantur

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui