Com diversos países abrindo seus portos e liberando operação, o mercado de cruzeiros terá 150 navios ativos até o final deste mês. O número é o maior desde a suspensão operacional da pandemia, que paralisou toda a frota mundial em março do ano passado.
Os dados são do Cruise Ships in Service Report by Cruise Industry News, que está disponível gratuitamente nesse link.
De acordo com o relatório, 141 navios de 50 diferentes operadores estarão recebendo passageiros até o dia 31. Juntas, as embarcações tem capacidade para mais de 180 mil passageiros, em ocupação dupla.
A MSC terá a maior frota operacional, com sete navios atuando no Mediterrâneo e Norte Europeu. Completam o top cinco de maiores frotas em serviço a Royal Caribbean, a Carnival Cruise Line, a Celebrity Cruises e a Costa Crociere.
Cruzeiros voltam aos Estados Unidos e Caribe
Entre os destaques recentes da retomada, está o retorno dos navios aos EUA. Com embarques na Flórida e no Texas, a Celebrity Cruises, a Royal Caribbean e a Carnival Cruise Line foram as primeiras a voltar a operar no país.
Além disso, diversas companhias também retomaram operação no Caribe e nas Bahamas, com cruzeiros partindo de Nassau, St. Maarten e Barbados.
Na Ásia, o destaque é a reabertura de Hong Kong. A cidade estado deve passar a contar com cruzeiros para lugar nenhum no fim desse mês, em operação similar a que ocorre em Singapura desde novembro.
Outro destino que retomou operações recentemente, a Inglaterra está testemunhando a volta de diversas companhias de cruzeiro. Somente no último final de semana de junho, voltaram a navegar no país a Marella Cruises, a P&O Cruises e a Saga Cruises.
Em julho, estão previstas retomadas no destino para a Celebrity Cruises, a Royal Caribbean, a Fred. Olsen, a Disney, a Cunard e mais.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Daniel Capella