Armação de Búzios se prepara para receber mais de 300 mil passageiros na temporada de cruzeiros 2022/2023.
A partir de 7 de novembro, a cidade fluminense deve ver um total de 87 escalas de navios. Juntos, os navios oferecerão uma oferta de 320 mil leitos em roteiros que visitam a cidade, levando ainda 100 mil tripulantes ao balneário.
A temporada terá início com escala do MSC Fantasia e contará também com paradas regulares de outros cinco navios da MSC Cruzeiros: MSC Armonia, MSC Musica, MSC Preziosa, MSC Seashore e MSC Seaview.
Um quinto navio, o Costa Fortuna ainda passa pela cidade durante a estação.
Impacto Econômico
Segundo o presidente da CLIA Brasil, Marco Ferraz, a expectativa é que a movimentação injete R$ 160 milhões na economia do balneário.
O número leva em consideração o último estudo feito pela entidade em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Na ocasião, constatou-se que o gasto médio gerado por cada passageiro nas cidades de escala é de R$ 557,00.
“Búzios é um destino importante para a temporada. Por ser bastante conhecido em todo o país, faz parte de diversos roteiros que atraem muitas pessoas. A cidade tem se preparado cada vez melhor para receber milhares de cruzeiristas, contribuindo para o crescimento do setor e colhendo os impactos positivos para a economia local”, ressaltou Marco Ferraz.
Segundo o secretário de turismo da região, João Carlos Souza dos Anjos, conhecido como Dom de Búzios, a temporada gera benefícios para o cidadão local.
“O município está organizando a logística para uma recepção de excelência, com ampla divulgação das escalas para que todos os empresários possam se preparar da melhor forma possível”, ressaltou.
Movimento “Viva Búzios”
Para recepcionar os turistas, a cidade conta com o movimento “Viva Búzios”, que está presente em redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Youtube.
Em breve, a iniciativa contará também com um site que irá reunir informações como agenda de eventos, hotéis e pousadas, restaurantes, atrativos, roteiros turísticos, experiências, turismo de base comunitária, dicas de viajantes e a história da cidade.
O movimento tem a parceria de empreendimentos imobiliários e instituições como Prefeitura de Búzios, TurisRio, Setur–RJ, Conselho Regional de Turismo da Costa do Sol (Condetur-RJ) e mais.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Prefeitura de Búzios) / Imagem (©) Copyright Daniel Capella