Encerrando uma carreira de 30 anos, o Zenith chegou a seu destino final nesta sexta-feira (23/9). Operado pela Pullmantur até 2020, o navio está atualmente ancorado ao largo dos sucateiros de Alang, na Índia.
Após dois anos sem navegar comercialmente, a embarcação deve ser encalhada para desmanche nos próximos dias.
Após a operação, verá sua estrutura ser desmontada para reaproveitamento e reciclagem de materiais, como metais, motores e equipamentos de hotelaria.
Com capacidade para cerca de 1.500 passageiros, o Zenith entrou em operação originalmente no começo dos anos 1990. Construído para a Celebrity Cruises, foi projetado para cruzeiros premium e serviu o mercado norte-americano até 2007.
No mesmo ano, foi transferido para a Pullmantur Cruceros – empresa que, assim como a Celebrity Cruises, era, até então, parte do Grupo Roya Caribbean.
Seguiu navegando pela empresa espanhola até o começo de 2020, quando foi entregue para a Peace Boat Organization. A organização sem fins lucrativos havia adquirido o navio no ano anterior e pretendia operá-lo em cruzeiros de volta ao mundo a partir de abril daquele ano.
Reviravoltas
A pandemia, porém, suspendeu toda a operação antes mesmo de seu início e colocou o navio no limbo.
Sem nunca entrar em serviço para seus novos operadores, acabou sendo substituído por uma embarcação maior e mais moderna ainda em 2020.
A Peace Boat afirmou, na ocasião, que deixaria de operar o Zenith quando retomasse operações, passando a focar em seu novo navio, o Pacific World.
Citando alta demanda para o pós pandemia, no entanto, a organização voltou a comercializar roteiros a bordo do Zenith ainda em 2021.
O plano era voltar a operar o navio a partir de agosto de 2022. Uma de suas viagens, inclusive, previa um retorno ao Brasil em 2024.
Há alguns meses, em nova reviravolta, a companhia acabou cancelando, mais uma vez, toda a operação do Zenith.
Última viagem
Vendido pouco depois, o navio acabou renomeado TSM Singapore e deixou a Grécia – país onde se encontrava atracado desde o começo da pandemia.
Informando o porto de Haiphong, no Vietnã, como destino, o antigo Zenith cruzou o Canal de Suez em meados de julho.
Após desviar sua rota para o Omã, atracou no porto de Duqm, onde permaneceu por mais de um mês, em agosto.
A cidade no Oriente Médio foi a última parada do navio, que partiu diretamente rumo à Alang no último dia 16. Para a derradeira viagem, teve seu nome encurtado para Singa e viajou com a bandeira de Palau.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagem (©) Copyright Daniel Capella, Peace Boat e Pullmantur
Que pena! Viajei com minha esposa – já falecida – em 2011 no Zenith. Foi um cruzeiro inesquecível.