A escala do Costa Firenze no último domingo (16/4) marcou o fim da temporada 2022/2023 em Santos. De acordo com a prefeitura da cidade paulista, a estação foi a maior dos últimos dez anos, com cerca de 450 mil passageiros embarcando no terminal de cruzeiros local. 

Entre o começo de novembro e o último final de semana, Santos também recebeu cerca de 50 mil passageiros em trânsito. Incluindo brasileiros e estrangeiros, estes hóspedes visitaram as principais atrações da cidade e região antes de seguir viagem em seus navios.

No total, entre cabotagem e longo curso, o Porto de Santos recebeu 143 escalas de navios de cruzeiro na temporada. 

Ainda segundo a administração municipal, a temporada deixou saldo positivo, com impacto de R$400 milhões na economia local. 

Seabourn Venture
Em trânsito, o Seabourn Venture foi um dos navios que estrearam no Porto de Santos

Além de gastos no comércio e serviços locais, o valor inclui também itens de serviços como o abastecimento de combustível, insumos, água, recolhimento de lixo, entre outros.

Outro impacto da temporada foi a geração de trabalho, com 18 mil empregos gerados pela operação dos navios, entre diretos e indiretos.

A secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino, comemorou os números e disse querer atrair mais turistas.

“Para este ano, vamos reforçar a divulgação de Santos, continuando a participar de feiras de turismo, no país e no exterior. Também seguiremos firmes no esforço pela revitalização do Centro Histórico com nossos eventos e feiras de economia criativa”, disse.

Temporada 2023/2024

MSC Grandiosa

Segundo a Prefeitura de Santos, a temporada 2023/2024 deve superar os números da recém-encerrada, com um crescimento de 6% na movimentação de passageiros. 

Na cidade, o primeiro navio chega em 29 de outubro deste ano, enquanto o último parte em 3 de maio de 2024. 

Além de contar com navios maiores, a temporada marcará a volta dos embarques em maio, operação que não ocorre há vários anos. 

Um dos destaques da estação será o MSC Grandiosa, que, com capacidade para mais de 6 mil passageiros em ocupação máxima, se tornará o maior a operar em águas nacionais na história. 

https://portalworldcruises2.com/msc/msc-grandiosa

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Prefeitura de Santos) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *