Um princípio de incêndio ocorreu a bordo do Pacific Adventure na madrugada deste domingo (28/5), causando o acionamento do alarme de emergência geral do navio.
Operada pela P&O Cruises, a embarcação realizava um mini-cruzeiro na Austrália quando o fogo foi identificado na varanda de uma das cabines.
O incidente ocorreu por volta das 3h30, no horário local. Acionando os protocolos de emergência vigentes, a tripulação do Pacific Adventure solicitou aos passageiros que evacuassem suas cabines, se dirigindo a seus pontos de encontro designados.
Com o fogo controlado por volta das 5h, os hóspedes foram liberados para retornar a suas acomodações e a situação de emergência foi encerrada pouco depois. Não houve evacuação do navio.
Segundo a P&O Cruises Australia, o incidente não deixou feridos e a viagem segue normalmente.
“O fogo ativou nossos procedimentos de resposta à emergência, incluindo a convocação de todos os passageiros e tripulação. Agradecemos a todos a bordo pela cooperação”, disse a companhia em declaração.
“A causa do incêndio ainda está a ser determinada e segue sob investigação”, acrescentou.
Ainda de acordo com a P&O, o fogo causou danos a apenas uma cabine, além de sua varanda.
Antigo Golden Princess
Comissionado em 2001, o Pacific Adventure foi originalmente construído para a Princess Cruises. Após cerca de 20 anos navegando como Golden Princess, o navio foi transferido para a frota da P&O Australia em 2021.
Ambas as companhias são parte da Carnival Corporation, da qual também fazem parte marcas como a Costa Cruzeiros e a Cunard Line.
Com seu novo nome, navega no Pacífico Sul durante todo o ano, realizando cruzeiros voltados ao mercado australiano.
Na viagem atual, partiu de Sydney, no último dia 27. Com três noites, o cruzeiro temático não conta com paradas e deve retornar ao porto de partida no dia 30.
Em seguida, o Pacific Adventure tem programada uma viagem de 10 noites para as ilhas de Nova Caledônia e Vanuatu. Também partindo de Sydney, o itinerário inclui paradas em Noumea, Lifou, Vila e Mistery Island.
Gêmeo do antigo Star Princess – que sofreu um incêndio de grandes proporções em 2006, tem capacidade para até 3,1 mil passageiros, além de cerca de 108 mil toneladas.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de P&O Australia) / Imagens (©) Copyright P&O Australia e Daniel Capella