Aguardando uma definição em relação a seu futuro, o SH Minerva está atracado no Uruguai há mais de um ano.
O navio de cruzeiros de alto padrão chegou ao porto de Fray Bentos em maio de 2022, após realizar apenas uma única temporada completa.
Construído na Finlândia para a nova Swan Hellenic, o SH Minerva havia entrado em operação apenas alguns meses antes, em dezembro de 2021.
Pouco depois, em março do último ano, a embarcação acabou impedida de navegar por conta de sanções relacionadas à guerra Rússia – Ucrânia.
Leasing russo
Apesar de ser operado em um sistema de leasing pela cipriota Swan Hellenic, o navio foi financiado por um banco da Rússia e é de propriedade da GTLK, empresa que também tem sede no país governado por Vladimir Putin.
Assim, quando os países do ocidente impuseram sanções econômicas à Rússia por conta do confronto armado na Ucrânia, o SH Minerva acabou impedido de navegar para a maior parte dos portos ao redor do mundo.
A Swan Hellenic se viu, então, obrigada a cancelar a maior parte da programação do navio para 2022. Junto ao SH Vega, que entrou em operação em 2022, a embarcação devia realizar itinerários no Ártico, Rússia, Norte da Europa e mais.
Programação cancelada
Pouco depois, a companhia chegou a anunciar um acordo para adquirir o navio e seguir operando-o. Nenhuma negociação, no entanto, foi efetivada até o momento.
O plano inicial da Swan Hellenic era tomar posse do SH Minerva no final de 2022, a tempo da alta temporada na Antártica.
Depois, em janeiro deste ano, a empresa anunciou o cancelamento de todos os roteiros previstos até meados de março de 2023. Após cancelamentos adicionais, o SH Minerva deixou de ter qualquer roteiro previsto para os próximos anos.
Já vendendo cruzeiros em outros navios de sua frota até novembro de 2024, a Swan Hellenic não parece mais contar com o navio no curto e médio prazo.
Enquanto isso, o SH Minerva segue atracado no porto uruguaio de Fray Bentos sem previsão de partida.
Com cerca de 10 mil toneladas, a embarcação foi projetada especialmente para cruzeiros em regiões polares e remotas e tem capacidade para cerca de 150 passageiros.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Swan Hellenic