Governo Federal trabalha para ter cruzeiros no Brasil o ano inteiro, diz ministro

1
cruzeiros no Brasil o ano inteiro
Com último embarque em Santos marcado para maio, o Costa Favolosa será o último navio a deixar o Brasil na temporada 2023/2024

De acordo com o Ministro de Portos e Aeroportos Márcio França, o Governo Federal está trabalhando para ter cruzeiros no Brasil durante todo o ano

Em entrevista coletiva durante o Deck4 Day, no último dia 5, França destacou a ampliação da permanência dos navios no litoral brasileiro e disse que o país deve “evoluir para esticar esses cruzeiros”. 

Uma das iniciativas para manter os navios por aqui durante todo o ano é o aprofundamento dos canais de navegação de diversos portos do país, disse França. “Ou seja, fazer dragagem para que os navios possam parar”, explicou. 

O Governo Federal também está oferecendo vantagens aos “grandes players” do mercado de cruzeiros, acrescentou o Ministro. 

Márcio França, Ministro de Portos e Aeroportos, durante o Deck4 Day

França não entrou em detalhes em relação ao proposto, mas explicou que poucas as grandes companhias que trabalham na área. 

“A gente quer que elas possam, a partir do protagonismo que o Brasil voltou a recuperar, (…) voltar a se habituar a visitar o país turisticamente. Os cruzeiros são uma chance de fazer isso”, disse destacando os “grandes eventos internacionais” que o país irá receber nos próximos anos. 

Outro fator importante é a criação de mais itinerários, disse o Ministro. Para ele, novas paradas precisam ser criadas no litoral brasileiro, especialmente em regiões como o Litoral Sul de São Paulo e o Amazonas

Navios de cruzeiro precisam de mais pontos de parada no Brasil, diz ministro dos Portos e Aeroportos

Navios como acomodação na COP 30

O Ministro também disse que os navios de cruzeiro serão utilizados como hotéis flutuantes durante a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que será realizada em Belém, em novembro de 2025. 

“Belém do Pará não tem hotelaria para todo mundo, não cabem 20 mil pessoas lá. A alternativa vão ser os navios de passageiro. Nós estamos contratando vários para aportar e receber as pessoas do mundo todo”, disse. 

Realizada no Teatro Guarany, em Santos, a segunda edição do Deck4 Day reuniu alguns dos principais protagonistas da indústria de cruzeiros no Brasil.

Organizado pela Deck 4, o evento visou apresentar o mercado de cruzeiros e suas características para futuros tripulantes. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Daniel Capella

Compartilhar

1 Comentário

  1. Essa eu pago para ver. Não tem como o Brasil competir com o Caribe, o Mediterrâneo e nem mesmo com o Golfo Pérsico. Para atrair a atenção das grandes companhias de cruzeiros fora da temporada de verão, além de modernizar profundamente os portos brasileiros pra lá de sucateados, seria preciso reduzir significativamente as tarifas portuárias e demais insumos que encarecem a navegação no Brasil.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui