Navios de cruzeiro precisam de mais pontos de parada no Brasil, diz ministro dos Portos e Aeroportos

0
Temporada de cruzeiros 2023/2024
Navio parte de Santos

O Ministro dos Portos e Aeroportos Márcio França acredita que o litoral brasileiro precisa de novos portos de escala para os navios de cruzeiro. 

Em entrevista coletiva durante o 2º Deck4 Day, o ex-governador do Estado de São Paulo disse que a criação de novos itinerários é fundamental para o desenvolvimento do setor. 

“Você precisa ter alternativas de onde parar. Hoje a gente não consegue parar em muitos lugares e temos que fazer novos lugares terem parada,” destacou França. 

Para os navios menores que partem do Porto de Santos, os roteiros poderiam visitar mais destinos paulistas antes de seguir para os estados do Sul, disse.  

“Em especial aqui no litoral de São Paulo, o Litoral Sul, com Cananéia e Iguape, que são regiões que eles não param”, explicou o ministro. 

Cananéia é uma das cidades do Vale do Ribeira, no Litoral Sul de São Paulo

França também destacou que os navios já fazem escalas em Paranaguá, no Paraná, e diversos pontos do litoral de Santa Catarina, além de “alguns pontos” do Rio Grande do Sul. 

“Depois fazer um segundo roteiro que envolva o Ceará, a partir de Fortaleza”, acrescentou destacando o leilão do terminal de cruzeiros da cidade, que está marcado para o próximo dia 11

“Fazendo de lá para o Norte, indo para Belém, Macapá e entrando no Amazonas. Ficaria um segundo roteiro para quem vem da Europa”, concluiu. 

Cruzeiros no Brasil durante o ano inteiro 

A criação dos novos itinerários também é fundamental para a realização de cruzeiros no Brasil durante todo o ano, disse Márcio França. 

Falando sobre a próxima temporada, o Ministro ainda destacou o aumento da permanência dos navios no litoral brasileiro. 

cruzeiro pontos de parada no Brasil
Ministro dos Portos e Aeroportos Márcio França durante o Deck4 Day

“Eu tenho a impressão que a gente vai evoluir para esticar esses cruzeiros. Hoje eles ficam no Brasil de outubro até fevereiro, março. Nosso sonho é que possam ficar o ano todo”, disse. 

Realizada no Teatro Guarany, em Santos, a segunda edição do Deck4 Day reuniu alguns dos principais protagonistas da indústria de cruzeiros no Brasil.

Voltado àqueles que desejam se tornar tripulantes, o evento foi organizado pela Deck 4 e também contou com convidados como o presidente executivo da CLIA Brasil Marco Ferraz e o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS) Anderson Pomini. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Prefeitura de Cananéia

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui