O Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários – SNPTA Fabrizio Pierdomenico afirmou que os terminais de cruzeiro de Recife e Maceió devem ser repassados para a iniciativa privada em breve.
Durante sua participação em um dos painéis do 5º Fórum CLIA Brasil, Pierdomenico afirmou que, após licitar o terminal de passageiros de Fortaleza, no Ceará, o Governo Federal pretende privatizar outras instalações ao redor do país.
“Na sequência teremos Recife e Maceió, a previsão é que em 2025 a gente consiga fazer essas licitações”, disse.
Recife
Construído para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, o Terminal de Cruzeiros de Recife teve sua construção iniciada em 2011. Concluído dois anos depois, conta com 23.405 de m² de área, que incluem armazéns adaptados e outras estruturas.
Na época, o investimento para a construção do terminal foi de R$ 28,1 milhões.
Sua infraestrutura inclui prédio de três andares do Armazém 7, que concentra atividades de embarque e desembarque de passageiros, além de despacho e recebimento de bagagens, controle de migração e operações alfandegárias.
O espaço ainda conta com área para serviços, incluindo restaurantes e lojas de conveniência.
Também fazem parte da infraestrutura do terminal o Armazém 8, uma área de circulação, o anexo “Sala Pernambuco”, além de área verde e de circulação.
Apesar de tentativas de privatização ao longo dos anos, o Terminal de Cruzeiros de Recife continua sendo administrado pela autoridade portuária pernambucana.
Maceió
Já o terminal de cruzeiros de Maceió é mais novo, tendo sido inaugurado no final de 2021.
De acordo com o Governo de Alagoas, que viabilizou sua construção junto ao Governo Federal, a instalação teve como objetivo garantir mais conforto na chegada dos cruzeiristas à Maceió.
O investimento nas instalações – que contam com área total de 1.668,13 m² – foram de cerca de R$ 5,7 milhões.
A infraestrutura inclui mezanino, elevador, espaço de atendimento médico, sistema de climatização, banheiros, sala de apoio, sala de administração, cozinha e área no pavimento térreo para a recepção de turistas.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagem (©) Copyright Daniel Capella, CLIA Brasil e DNIT