A temporada de cruzeiros nos portos de Salvador e Ilhéus começou no último domingo (15/10), com escala do National Geographic Explorer.
Operado pela Lindblad Expeditions, o navio de alto padrão passou pela Bahia durante viagem posicional para a Antártica – região onde irá operar durante a temporada 2023/2024.
De acordo com a Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA), Salvador e Ilhéus receberão um total de 81 escalas durante a temporada, que se estende entre outubro de 2023 e maio de 2024.
Com as paradas, cerca de 325 mil passageiros devem visitar as duas cidades ao longo de toda a estação.
“Salvador, conhecida por sua rica história, cultura vibrante e praias deslumbrantes, é um dos principais destinos nas rotas de cruzeiros marítimos do litoral brasileiro”, afirmou a autoridade portuária.
A CODEBA também destacou as atrações de Ilhéus, como “belas praias, cacaueiros exuberantes e uma rica cultura”.
Ainda segundo o órgão, tanto em Salvador como em Ilhéus, a estação de cruzeiros é um dos momentos mais esperados pelas economias locais, que sofrem impacto positivo em diversos setores, como o comércio e a gastronomia.
National Geographic Explorer
Operado pela Lindblad Expeditions, o National Geographic Explorer visitou a Bahia em cruzeiro que começou no final de setembro em Trinidad e Tobago.
Após visitas a Georgetown, na Guiana, e Paramaribo, no Suriname, e Cayenne, na Guiana Francesa, o itinerário chegou ao Brasil em 6 de outubro.
Após desembarcar passageiros em Salvador, o navio seguiu vazio para Ushuaia, na Argentina. O porto servirá como base dos cruzeiros de expedição para a Antártica que o navio realizará durante toda a temporada 2023/2024.
Construído nos anos 1980, o Explorer conta com casco resistente à gelo e características próprias para cruzeiros de expedição em destinos exóticos e polares.
Possui, por exemplo, uma pequena frota de Zodiacs – barcos semi-infláveis utilizados para desembarque em áreas que não possuem porto ou píer.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de CODEBA) / Imagens (©) Copyright CODEBA