Recife já está preparada para a temporada de cruzeiros 2023/2024. De acordo com a administração do complexo portuário da cidade, uma reunião no último dia 10 ajustou todos os detalhes da operação dos navios durante a estação.
Além da Porto do Recife S.A., a reunião contou com representantes da CLIA Brasil, e também autoridades municipais, estaduais e federais.
O presidente do Porto do Recife, Delmiro Gouveia, e o Diretor Comercial, Andrei Lira, receberam o presidente executivo da CLIA Brasil, Marco Ferraz, e representantes da Marinha do Brasil, Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Militar, Guarda Municipal do Recife e de Olinda, CTTU. Também esteve presente o secretário de Turismo de Recife, Antônio Coelho.
Pernambuco já tem previstas 22 escalas para a temporada 2023/2024. De acordo com o Porto de Recife, os navios levarão 40 mil passageiros e cerca de 12 mil tripulantes ao terminal de cruzeiros da cidade.
A administração portuária ainda afirmou que o número pode aumentar nos próximos meses com escalas extras.
“Estamos prontos para mais uma temporada. O Porto do Recife realizou os ajustes necessários, que foram solicitados no início do ano, e teremos o terminal marítimo em ótimas condições para receber os cruzeiros”, disse o presidente do Porto do Recife, Delmiro Gouveia.
Escalas e Impacto Econômico
O primeiro navio de grande porte a chegar a Recife nesta temporada será o AIDAsol, em 9 de novembro.
Realizando um cruzeiro de volta ao mundo, o navio da AIDA Cruises será seguido pelo Costa Favolosa e o Viking Jupiter, que também chegam à capital pernambucana em novembro.
Em dezembro, Recife recebe o Costa Fascinosa, o Azamara Quest, o Norwegian Star, o MSC Armonia, o Europa 2 e o Serenade of the Seas.
As escalas terão um impacto imediato na economia de Pernambuco, disse o Porto de Recife.
“Com passageiros em trânsito, o impacto é de R$ 639 por pessoa. Já em caso de embarque, como acontecerá com alguns cruzeiros, é de R$ 830. Um impacto bem interessante”, destacou Marco Ferraz, presidente executivo da CLIA Brasil.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Porto do Recife) / Imagens (©) Copyright Porto do Recife