A temporada de cruzeiros 2023/2024 já começou em Angra dos Reis. Realizando cruzeiro temático, o MSC Preziosa abriu a estação na última sexta-feira (10/11).
De acordo com a TurisAngra, a expectativa é que um total de 190 mil turistas passem pela cidade durante a temporada, que deve seguir até o dia 8 de abril de 2024.
Na primeira escala, o MSC Preziosa levou hóspedes ao Cais de Santa Luzia, no Centro de Angra dos Reis. Ainda segundo a administração da cidade, um total de 3.504 hóspedes estavam a bordo do navio da MSC Cruzeiros.
“O início da temporada de navios em Angra dos Reis foi aguardado com grande expectativa, não apenas pelos empresários locais, mas por todos os amantes do turismo e da beleza natural”, disse o presidente da TurisAngra, Marc Olichon.
“Estamos trabalhando para oferecer aos visitantes melhorias na infraestrutura. Nossa cidade continua sendo um dos destinos mais procurados por viajantes de cruzeiros que buscam uma combinação perfeita de relaxamento e aventura, em um ambiente verdadeiramente paradisíaco”, acrescentou.
58 escalas divididas entre Angra dos Reis e Ilha Grande
Angra dos Reis espera receber 58 escalas durante a temporada 2023/2024. Do total, 20 desembarcarão seus hóspedes no Centro da cidade, enquanto outros 38 levarão turistas à Vila do Abraão, em Ilha Grande.
De acordo com a TurisAngra, de forma a garantir a infraestrutura necessária para a operação, reformas estruturais foram realizadas no cais de Ilha Grande. Já o Cais de Santa Luzia, no Centro, passou por manutenção preventiva.
Ainda segundo o órgão, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), prevê que a operação de cruzeiros tem impacto econômico direto, indireto e induzido de R$ 639 por passageiro.
Dessa forma, a TurisAngra estima que as escalas devem gerar uma injeção de R$ 130 milhões na economia local.
“Além dos ganhos econômicos diretos, a temporada de cruzeiros também traz benefícios indiretos para a comunidade local. Lojas, restaurantes, guias turísticos e outros negócios se beneficiam com o aumento do fluxo de turistas, o que impulsiona a economia de toda a região”, acrescentou Olichon.
“Por mais que a parada seja rápida, os turistas que se encantam com a cidade ficam com o desejo de conhecerem um pouco mais e colocam Angra dos Reis na lista de destinos, o que, para o setor, é algo muito positivo”, explicou, destacando que a cidade realizou diversas reuniões de alinhamento e ordenamento para garantir que os hóspedes tenham boa experiência na cidade.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Prefeitura de Angra dos Reis) / Imagens (©) Copyright Prefeitura de Angra dos Reis