Após chegar ao país no final de novembro, o MSC Lirica protagoniza uma nova operação para a MSC Cruzeiros no Sul do Brasil.
Partindo de Paranaguá e Itajaí, a embarcação oferece cruzeiros de sete noites que visitam também a Argentina e o Uruguai.
O itinerário marca a primeira vez que a região conta com dois portos de embarque operando simultaneamente, além da estreia de Paranaguá nos itinerários regulares da MSC.
Além disso, é um exemplar raro de operação que foge totalmente do eixo Rio – São Paulo, focando totalmente nos estados do Sul.
Estratégia
De acordo com Adrian Ursilli, Country Manager da MSC Cruzeiros no Brasil, o foco em novos porto-base é parte da estratégia comercial da empresa, que também trabalha para criar novos locais de embarque em outras partes do país.
Desde 2019, foram criados três novos pontos de partida, incluindo o estreante porto de Paranaguá e, anteriormente, o porto de Itajaí.
“Hoje são seis portos de embarque, coisa que nunca se pensou há dez anos atrás”, disse o executivo durante o último Fórum CLIA Brasil, em Brasília.
A expansão é importante para criar novos mercados, acrescentou Ursilli, facilitando também o acesso aos navios.
“A MSC Cruzeiros está sempre procurando por novos destinos. Vimos uma oportunidade de incluir Paranaguá em nossos itinerários por conta das possibilidades que o porto oferece para aqueles que querem embarcar em nossos navios”, explicou Márcia Leite, Diretora de Operações da MSC Cruzeiros no Brasil.
“O sul é muito relevante para nós. Neste ano, estamos crescendo ainda mais na região, passando de 20 escalas”, acrescentou a executiva.
Troca de Placas
Apesar de já ter navegado no Brasil em outras temporadas, o MSC Lirica nunca havia visitado os portos de Paranaguá e Itajaí.
Assim, durante suas escalas inaugurais em ambos os portos, recebeu a bordo autoridades locais, parceiros operacionais e imprensa para cerimônias de trocas de placas.
O Portal WorldCruises.com esteve a bordo na ocasião, e registrou os eventos comemorativos que aconteceram, respectivamente, nos dias 1 e 2 de dezembro de 2023.
As duas cerimônias terminaram com um almoço especial no restaurante principal do navio, o La Pergola.
Paranaguá
Na escala em Paranaguá, a cerimônia aconteceu no teatro do navio e contou com forte presença de autoridades locais e imprensa.
“Tivemos um ano de trabalho para organizar o porto e a cidade. Estamos muito felizes por apresentar Paranaguá para pessoas do mundo inteiro, todos os municípios do Litoral vão ganhar com isso”, disse o Prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, durante a cerimônia no porto paranaense.
Apesar de não contar com um terminal de cruzeiros, Paranaguá preparou um receptivo no Mega Rocio, uma espécie de centro de convenções no centro da cidade. O local conta com infraestrutura para check-in, além de ser ponto de parada dos ônibus que levam e trazem passageiros em trânsito para o navio.
“Os portos do Paraná também podem contribuir com o desenvolvimento do turismo na cidade e Estado (…) Os turistas vão circular no comércio, ampliando a geração de emprego no Litoral, principalmente em Paranaguá”, ressaltou o diretor Empresarial da Portos do Paraná, André Piolli.
A cerimônia de troca de placas em Paranaguá também contou a presença da primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa; a secretária da cultura, Luciana Casagrande Pereira; Irapuan Côrtes, diretor-presidente do Viaje Paraná; Júnior Brindarolli, prefeito de Morretes; Marco Ferraz, presidente executivo da CLIA Brasil; e outras autoridades e representantes da empresa.
Itajaí
Já em Itajaí a cerimônia foi mais reservada e aconteceu na disco do MSC Lirica. Além de oficiais do navio e executivos da MSC Cruzeiros Brasil, o evento contou com autoridades municipais e estaduais, incluindo o secretário de turismo de Santa Catarina Evandro Neiva.
“Nós temos um orgulho muito grande do trabalho que foi feito aqui em Itajaí. Quando o atual prefeito da cidade assumiu, nós não recebíamos mais cruzeiros”, disse Neiva, destacando a retomada das operações na cidade, que aconteceu em 2019.
“Está aqui o resultado. Nós temos que trazer para casa a responsabilidade de ampliar o setor de cruzeiros e fazer uma bela operação”, acrescentou mencionando o terminal de passageiros do Porto de Itajaí.
Inaugurado em 2000, o espaço foi um dos primeiros terminais dedicados aos navios de cruzeiro no Brasil. Sua operação, no entanto, foi inviabilizada pelo crescimento das embarcações.
Assim, enquanto os navios atracam no porto comercial de Itajaí, os passageiros são hoje recebidos no Centreventos, um centro de convenções no centro da cidade. Uma infraestrutura especial foi montada no local, que também recebe as operações de check-in e desembarque definitivo.
Também estiveram presentes na cerimônia Marco Ferraz, presidente executivo da CLIA Brasil; Eduardo Lima, da Capitania dos Portos de Santa Catarina; Fábio Veiga, superintendente do Porto de Itajaí; e Thiago Morastone, secretário municipal de turismo de Itajaí, além de representantes da Anvisa, Guarda Portuária, da Receita Federal e outras autoridades locais.
MSC Lirica
Considerado um navio de cruzeiros de médio porte, o MSC Lirica é o navio que dá nome à Classe Lirica da MSC Cruzeiros.
Entre suas principais características estão as amplas áreas públicas, com diversos bares e lounges. O MSC Lirica ainda conta com casino, lojas, teatro de dois andares, boate e diversas opções culinárias.
Nesse último quesito, estão dois restaurantes principais que servem o jantar no sistema à la carte. Um dos espaços também abre para café da manhã e almoço, no mesmo sistema.
O MSC Lirica ainda conta com um restaurante self-service completo e um buffet externo que serve massas, pizza, hamburguers e outras opções para um lanche rápido.
O navio ainda traz um restaurante de especialidade, o Kaito. Não incluído na tarifa do cruzeiro, o local abre todas as noites e serve um cardápio de inspiração asiática que inclui sushis e outras especialidades.
O navio também conta com duas piscinas para adultos, além de duas piscinas infantis e um parque aquático infantil. Outras atrações incluem salão de jogos, mini-golfe, spa completo com academia e salão de beleza, uma cafeteria, e mais.
Construído pelo estaleiro francês Chantiers de l’Atlantique, a embarcação entrou em operação em 2003 e tem capacidade para cerca de 2,5 mil passageiros em ocupação máxima.
Entre as suas diversas categorias de cabine estão as externas com varanda, que contam com sacada particular. Clique aqui para conhecer uma destas cabines.
Para ver mais imagens do MSC Lirica e suas áreas públicas, além de mais informações sobre seu história e características técnicas, clique aqui.
Roteiro para visita Argentina e Uruguai
Partindo de Paranaguá às sextas-feiras e de Itajaí aos sábados, o roteiro regular do MSC Lirica inclui destinos na Argentina e no Uruguai.
Além de passar dois dias em navegação pelo Atlântico Sul, o cruzeiro realiza paradas em Buenos Aires e Punta del Este.
Na capital argentina, o MSC Lirica permanece cerca de 11 horas atracado, seguindo viagem apenas às 19h. Já o balneário uruguaio recebe o navio da MSC Cruzeiros para uma escala de 9h, que termina às 18h.
A operação acontece até o dia 9 de março, data em que o MSC Lirica inicia sua travessia de retorno à Europa.
Temporada 2024/2025
A MSC Cruzeiros voltará a realizar cruzeiros partindo de Itajaí e Paranaguá na temporada 2024/2025.
Com o MSC Lirica na Europa durante a temporada, o MSC Armonia passa a realizar os itinerários entre dezembro e o final de março.
Além de roteiros de sete noites para o Uruguai e a Argentina, a temporada inclui também um mini-cruzeiro com destino a Ilhabela. Com três noites, a viagem pode ser iniciada em Paranaguá e em Itajaí e abre a temporada no dia 13 de dezembro.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella
viemos com o Lirica desde Triestre e amamos! Foi nosso 15* cruzeiro, O 3* pela MSC.
Indefectivel. Voltaremos e recomendamos.