A cidade de Santarém recebeu o maior navio de cruzeiros de sua história no último dia 16. Operado pela Holland America Line, o Zuiderdam tem capacidade para cerca de 1,9 mil passageiros, além de 82 mil toneladas de deslocamento.
Em cruzeiro de volta ao mundo, a embarcação chegou a Santarém com 1,2 mil hóspedes, além de 600 tripulantes. De acordo com a prefeitura do munícipio, a escala pode ter gerado uma renda de até R$ 1,5 milhão para a economia local.
De acordo com a Prefeitura de Santarém, devido ao número elevado de pessoas a bordo, uma operação especial foi montada para receber os passageiros – que foram recebidos no porto da Companhia Docas do Pará.
Com a expectativa de gerar renda significativa, aproximadamente 40 artesãos atuaram na recepção, disse a administração municipal.
“Para a gente é muito bom. Eu que já trabalho há 40 anos nisso nunca tinha visto um navio dessa proporção. Nossa arte com artesanato atrai os turistas e somos acionados pelo nossos trabalhos manuais únicos”, disse o artesão Elias Silva.
Já o secretário de turismo da cidade Alaércio Cardoso atribuiu a escala à participação da Prefeitura de Santarém na Seatrade Global, feira global que reúne representantes do setor de cruzeiros nos Estados Unidos.
“Nos capacitamos para receber navios desse porte e com isso gerar emprego e renda para nosso município”, disse.
Durante sua passagem pelo Brasil, o Zuiderdam também visitou o Porto de Manaus, além de outros destinos na região da Amazônia.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Prefeitura de Santarém) / Imagens (©) Copyright Holland America Line e Prefeitura de Santarém