Zuiderdam se torna o maior navio de cruzeiros a visitar Santarém na história

0
Zuiderdam Santarém
Em cruzeiro de Volta ao Mudo, o Zuiderdam visitou Santerém pela pimeira vez neste mês

A cidade de Santarém recebeu o maior navio de cruzeiros de sua história no último dia 16. Operado pela Holland America Line, o Zuiderdam tem capacidade para cerca de 1,9 mil passageiros, além de 82 mil toneladas de deslocamento. 

Em cruzeiro de volta ao mundo, a embarcação chegou a Santarém com 1,2 mil hóspedes, além de 600 tripulantes. De acordo com a prefeitura do munícipio, a escala pode ter gerado uma renda de até R$ 1,5 milhão para a economia local. 

De acordo com a Prefeitura de Santarém, devido ao número elevado de pessoas a bordo, uma operação especial foi montada para receber os passageiros – que foram recebidos no porto da Companhia Docas do Pará. 

Turistas desembarcam em Santarém

Com a expectativa de gerar renda significativa, aproximadamente 40 artesãos atuaram na recepção, disse a administração municipal. 

“Para a gente é muito bom. Eu que já trabalho há 40 anos nisso nunca tinha visto um navio dessa proporção. Nossa arte com artesanato atrai os turistas e somos acionados pelo nossos trabalhos manuais únicos”, disse o artesão Elias Silva.

Já o secretário de turismo da cidade Alaércio Cardoso atribuiu a escala à participação da Prefeitura de Santarém na Seatrade Global, feira global que reúne representantes do setor de cruzeiros nos Estados Unidos. 

Artesão vende peças durante receptivo

“Nos capacitamos para receber navios desse porte e com isso gerar emprego e renda para nosso município”, disse. 

Durante sua passagem pelo Brasil, o Zuiderdam também visitou o Porto de Manaus, além de outros destinos na região da Amazônia. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Prefeitura de Santarém) / Imagens (©) Copyright Holland America Line e Prefeitura de Santarém

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui